Cursos

Primeira semana de setembro tem cursos de vídeo e educação especial

Atualizada em 06/08/2010 11:07

O SINPRO-SP inicia a programação da Escola do Professor de setembro com os cursos Educação Especial: escolarização do deficiente físico dentro da visão pedagógica e Produção e Edição de Vídeo, ambos com início na primeira semana do mês.

O primeiro será ministrado por Sérgio Peres, mestre em biologia, e tem como objetivo familiarizar os professores com o processo de inclusão. “Serão apresentados aos docentes os tipos de deficiência, suas causas e consequências, bem como a melhor maneira de trabalhar com cada uma delas”, afirma Peres.

Dados do Censo Escolar do MEC indicam que o número de alunos com necessidades especiais frequentando o ensino regular, incluindo os deficientes físicos, aumentou 41% entre 1998 e 2008, o que revela a importância em saber lidar com alunos que possuam alguma deficiência física, como cadeirantes. “Muitos professores não sabem se comunicar com o deficiente. Têm preconceito ou medo de machucar o aluno. Por isso eles precisam se preparar para aprender a lidar com essa situação.”

O segundo curso será ministrado pelo professor Evandro Santos, que vai ensinar de maneira prática como trabalhar com câmeras e computadores, editando e finalizando os vídeos. Para ele, o vídeo é um meio de comunicação que está presente na vida de todos e pode ser utilizado pedagogicamente, tanto no planejamento de aulas, como atividade, quanto no processo de aprendizagem. “Os professores podem inserir cada vez mais o vídeo em sala de aula, uma vez que os alunos já dominam esse conhecimento”, afirma.

Santos também irá abordar a maneira como essa ferramenta está sendo utilizada, já que hoje todos somos produtores de mídia. “Qualquer um pode fazer um vídeo e colocá-lo na Internet, mas será que estamos fazendo da grande mídia a nossa referência ou estamos criando, livremente, de forma crítica?”, indaga.

Outro ponto essencial a ser trabalhado no curso é a Educomunicação – novo curso de graduação da ECA/USP que une tecnologia e comunicação e será oferecido a partir do ano que vem - cujos profissionais poderão atuar em escolas, como professores de comunicação e consultores de projetos, ou em empresas de mídia.

Nesse processo, também será realizado, em outubro, o 1º Festival Paulistano de Vídeo nas escolas, evento organizado pelo Nossa Tela. Para maiores informações acesse o site www.nossatela.com.br

▪ Confira a programação de cursos de setembro

.