Palestra no SINPRO-SP discute os desafios do ensino da Física

Atualizada em 02/09/2011 15:21

“Ensino da Física: desafios e recompensas” é o tema da palestra que o Prof. Bernardo Mello, do Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB), irá ministrar no auditório do SINPRO-SP, no dia 15 de setembro, a partir das 14 horas.

No encontro, Mello vai falar sobre o paradoxo que os professores enfrentam: o fascínio que os avanços tecnológicos, as descobertas espaciais e os mistérios da Física Quântica e da Relatividade exercem e as dificuldades encontradas na sala de aula, onde para boa parte dos alunos a Física, no ensino médio, é sinônimo de tédio e de dificuldades intransponíveis.

Uma possível solução para esse paradoxo, segundo o professor da UnB, seria uma abordagem focada nas aplicações e nos fenômenos na qual o formalismo matemático surge como uma forma de expressão de conceitos que existem independentemente dele. Mas encontrar e trazer para a sala de aula aplicações reais da Física envolve tempo e habilidades extras do professor, e compromete o curto tempo de aula, já exíguo para cumprir o extenso programa imposto pelos vestibulares. Como combinar essas múltiplas exigências?

A palestra surgiu das discussões entre os Mello e o Prof. Fábio Lúcio da Cunha durante o desenvolvimento de material didático para o ensino médio. As questões surgem, principalmente, da necessidade de tornar o processo de ensino e aprendizagem de Física significativo, em busca de uma combinação adequada de conceitos concretos, abstração e rigor matemático.

As inscrições para a palestra são gratuitas. Devem ser feitas exclusivamente aqui no site, basta acessar um dos links abaixo.

INSCRIÇÃO – SINDICALIZADOS

INSCRIÇÃO – NÃO SINDICALIZADOS

Bernardo Mello é Bacharel em Física pela UnB (1990), mestre em Física pela Unicamp (1992) e doutor em Física pela Unicamp (1999). Em 2002 concluiu seu Pós-Doutorado em Física Biológica pelo Lab. T. J. Watson, da IBM, em NY. Foi professor tempo integral do Curso de Física da Universidade Católica de Brasília no período de 1999 à 2007. Tem trabalhos publicados nas áreas de modelagem teórica da quimiotaxia, modelagem de populações, econofísica, superfícies fractais, fenômenos não lineares, caos, fabricação de componentes ópticos e gravitação. Foi Pesquisador da Embrapa no período de 2007 a 2009, na Secretaria de Gestão e Estratégia, onde trabalhou na modelagem de sistemas biológicos e econômicos.

Fábio Lúcio da Cunha é formado em Física pela UnB, com mestrado em Física Nuclear pela mesma universidade, onde também ministrou aulas como professor substituto. Desde 1987 atua como professor no ensino médio e em cursos de pré-vestibular, em instituições como o Colégio Objetivo, Colégio Galois e COC, todos em Brasília. Fez parte da comissão que definiu os conteúdos do primeiro PAS (programa de avaliação seriada) da UnB. Desenvolve suas aulas baseadas em situação problema, abordagem muito bem recebida pelos alunos.

Os interessados poderão solicitar certificado de participação. O auditório do SINPRO-SP fica na Rua Borges Lagoa, 170, Vila Clementino.