SinproSP

Avaliação Trienal da pós-graduação brasileira começa dia 12

Atualizada em 02/07/2004 16:30

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) dá início, no dia 12 de julho, ao processo da Avaliação Trienal dos programas de mestrado e doutorado de todo o país.

Por cerca de um mês, os cursos de pós-graduação de instituições públicas e privadas serão avaliados por um grupo de especialistas de cada área. A qualificação do corpo docente, a infra-estrutura oferecida (bibliotecas, laboratórios, rede de computadores), a adequação aos parâmetros da área de concentração, entre outros aspectos, são levados em conta pelos avaliadores.

O diretor de Avaliação da CAPES, Renato Janine Ribeiro, enfatizou a importância do rigor na Avaliação que se inicia: “ela deve ser o retrato mais acurado possível da pós-graduação brasileira”, como registra notícia divulgada no site www.capes.org.br.

Os conceitos atribuídos aos cursos após a avaliação - que variam de 1 a 7 - indicam se têm padrão de excelência internacional (6 e 7), se são regulares e bons (3, 4 e 5) ou se perdem o reconhecimento (1 e 2).

A previsão é que o resultado da Avaliação Trienal seja divulgado em outubro.

.