Geral

Professores em campanha salarial

Atualizada em 01/02/2013 14:46

Desde a aprovação da pauta de reivindicações no final do ano passado, o SINPRO-SP vem trabalhando na campanha salarial 2013, que neste ano terá como foco a renovação da convenção do ensino superior e dos acordos coletivos do Sesi, Senai e Senai superior.

Os trâmites das negociações com as entidades patronais começam a ser definidos e o calendário para as primeiras rodadas de negociação deve ser divulgado em breve.

A campanha salarial dos professores acontecerá de forma unificada em todo o estado de São Paulo, aglutinando os sindicatos integrados à FEPESP, com objetivo de fortalecer as reivindicações de nossa categoria.

Reivindicações

Os professores do ensino superior, Sesi e Senai vão lutar nesta campanha salarial pela reposição integral da inflação, aumento real de 3% e participação nos lucros ou resultados.

O que diz respeito às condições de trabalho e direitos coletivos, as pautas são diferentes e procuram responder às questões específicas de cada segmento.

No ensino superior, por exemplo, prevê remuneração pelo uso de novas tecnologias na educação, regulamentação da aula a distância e adicional por titulação.

No segmento Sesi/Senai, os professores querem pagamento pelo trabalho extraclasse e condições para a sua execução, plano de carreira e recesso de trinta dias, sem convocação para cursos e atividades.

Nos próximos dias, os professores vão receber em casa material específico com detalhamento da campanha salarial.

Educação básica

A convenção coletiva da educação básica, assinada em 2012, garante todas os direitos sociais e a fórmula para o cálculo do reajuste salarial de 2013.

O índice será o resultado da média aritmética dos índices inflacionários (apurados entre março de 2012 e fevereiro de 2013) acrescida de 2%, a título de aumento real.

O reajuste será aplicado nos salários de março de 2013. Tão logo os índices forem divulgados pelos respectivos institutos (DIEESE, IBGE e FIPE), o SINPRO-SP informará o percentual de reajuste aos professores.

Com informações da FEPESP

.