SinproSP

Assembleia aprova proposta de acordo para o ensino superior

Atualizada em 15/06/2013 13:13

Os professores reunidos no SINPRO-SP neste sábado, dia 15, aprovaram proposta para assinatura da nova convenção coletiva de trabalho do ensino superior, que garante aumento do poder aquisitivo da categoria.

Após semanas de negociação, chegou-se à proposta, sobre a qual a assembleia deliberou favoravelmente: um pacote econômico bianual que estabelece, além dos 6,52% já pagos neste ano (veja comunicado conjunto), o reajuste de 2014, que será composto pela reposição da inflação e 1% de aumento real, mais o pagamento de 24% de Participação nos Lucros ou Resultados ou abono salarial.

Ainda que o reajuste salarial de 2013 já tivesse sido pago na data-base, o Sindicato insistiu que as negociações com os mantenedores fossem mantidas com o objetivo de assegurar aumento na base salarial da categoria. Tal pacote econômico não só garantiu que o aumento fosse conquistado como também estabeleceu um importante marco: o direito à PLR.

Há anos os docentes do ensino superior lutam para incorporar esse benefício na convenção coletiva de trabalho, como já acontece na educação básica. Mas vinham enfrentando as duras investidas contrárias dos patrões. A partir de agora, abre-se um novo caminho.

Quanto às mudanças estruturais nas relações de trabalho docente, outro importante eixo de reivindicação dos professores nesta campanha salarial, firmou-se o compromisso por uma dinâmica permanente de negociação para discutir a regulamentação do trabalho docente, em especial a remuneração pelo trabalho tecnológico.

Outras deliberações da assembleia

Os professores presentes à assembleia também aprovaram a prestação dos gastos do Sindicato do ano passado. Veja aqui

Na ocasião também foram definidos delegados que irão participar do Congresso da Federação dos Professores do Estado de São Paulo, que acontece em agosto próximo.