30 de agosto: dia nacional de mobilização

Atualizada em 23/08/2013 14:35

Os trabalhadores de todo o país estarão unidos na próxima sexta-feira, 30/8, no Dia Nacional de Mobilização e Paralisação, em defesa da pauta trabalhista e contra as ameaças do projeto de lei que pretende regulamentar a terceirização no país.

Manifestações em várias cidades vão alertar a sociedade para riscos e consequências do PL 4.330/04, que tramita da Câmara dos Deputados. Se aprovado tal como está, o projeto favorecerá os empresários, dando a eles proteção e transferindo o ônus do negócio aos empregados. “Elimina direitos trabalhistas sem mexer uma vírgula da CLT ou Constituição Federal”, como denuncia o artigo Reforma trabalhista desonesta, da Federação dos Professores.

O projeto deverá ser votado na Comissão de Constituição e Justiça no início de setembro. Até lá, a expectativa é tentar modificá-lo de modo a torná-lo equilibrado para trabalhadores e patrões, “pois tal como está formulado só interessa aos empregadores”, informa a Agência Diap.

Luiz Antonio Barbagli, presidente do SINPRO-SP, alerta para as ameaças do projeto de terceirização e ressalta a importância do engajamento dos professores na luta contra a proposta.

Pauta trabalhista e PNE

As manifestações do dia 30 também pretendem dar visibilidade para outras reivindicações dos trabalhadores brasileiros, tais como fim do fator previdenciário e a redução da jornada de trabalho para 40h semanais, sem redução de salários.

No mesmo dia, será montado acampamento na frente ao Senado com objetivo de cobrar dos parlamentares solução definitiva para o Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita há mais de três anos.