SinproSP

Para Fepesp, proposta patronal para o ensino superior é indecente

Atualizada em 09/04/2015 15:56

Em reunião de 7/4, a Diretoria Executiva da Fepesp classificou como indecente a proposta de reajuste salarial do Semesp, sindicato patronal do ensino superior.

Os representantes dos mantenedores oferecem 4% de reajuste salarial, sendo que a inflação acumulada registra 7,41%, até fevereiro.

Para os diretores, do jeito que está, a proposta nem merece ser discutida. Eles trataram do posicionamento do Semesp na primeira reunião, logo depois que a comissão de negociação soube do índice oferecido pelos patrões.

Como parte da luta, a Diretoria abrirá a discussão para todos os sindicatos. Para isto, convocou para 14/4 reunião do Conselho das Entidades Sindicais (Cones), que congrega os 25 sindicatos integrantes da Fepesp.

Nela serão debatidas as próximas ações, atos e estratégias da Campanha no ensino superior. Também será definida uma data para a realização da assembleia pelos sindicatos.

Os diretores reafirmam a avaliação de que as mudanças no Fies, anunciadas pelo governo federal, não servem de motivo para a os patrões menosprezarem as demandas dos trabalhadores.

‘Crise’ é desculpa

O Fies foi a desculpa usada pelos patrões, em 12/3, para suspender a negociação com os representantes de professores e auxiliares de administração escolar, que estão em Campanha Salarial desde o fim de janeiro. As conversas foram retomadas após 24/3.

A alegada ‘crise’ do setor não ‘cola’, até porque os ganhos via contratos do Fies estão mantidos com a renovação dos contratos em andamento. Em outras palavras, o eixo dos patrões também está mantido: cliente cativo e receita certa – como vem ocorrendo nos últimos anos.

Por que 4%?

Apesar do Semesp oferecer 4% de reajuste, várias instituições já deram índices maiores que este, como forma de antecipação salarial, nos holerites de março. Estão nesse grupo, por exemplo: Unip, Mackenzie, PUCCamp, Grupo Anima, PUC São Paulo e Unimes, entre outras IES.

Isso tudo torna a oferta do Semesp, abaixo da inflação, ainda mais indecente. A Fepesp e os sindicatos mantêm a pauta original de professores e auxiliares, que reivindica, entre outros pontos, a reposição da inflação até fevereiro e mais ganho real.

A próxima rodada de negociação dos sindicatos com o Semesp está marcada para 15/4, em São Paulo.

Nossa organização

Das negociações da Campanha Salarial, participa uma comissão, escolhida pelos sindicatos, reunidos no Cones.

As negociações são coordenadas pela Fepesp, que reúne, semanalmente, sua Diretoria Executiva para discutir os assuntos da Campanha e demais temas relativos à categoria.

Quando existe a necessidade de ouvir as entidades, são realizadas novas reunião do Cones.

A Fepesp e os 25 sindicatos dialogam constantemente com a base e, quando necessário, discutem coletivamente com a categoria em assembleias nas diversas regiões do Estado.

Fonte: Fepesp