Duas reuniões dão continuidade ao planejamento da Campanha Salarial 2016

Atualizada em 16/12/2015 01:52

Duas reuniões importantes ocorridas no Sinpro-SP, dia 15/12, deram continuidade ao planejamento da Campanha Salarial 2016. Um delas continuou a discutir as principais reivindicações e a outra, debateu as estratégias de comunicação e a elaboração de material.

Reivindicações

Representantes de diferentes sindicatos voltaram a se reunir para trabalhar na unificação da pauta de reivindicações. Eles integram uma comissão encarregada de sistematizar as deliberações das assembleias e elaborar a redação final. Esse trabalho deve ser concluído em meados de janeiro e resultará em pautas específicas para o ensino superior e para a educação básica.

Os números finais ainda não foram fechados, mas os sindicatos trabalham com a reposição integral da inflação, que deve ficar próximo a 10%, aumento real, participação nos lucros e uma política de valorização do piso salarial na educação básica. No ensino superior, a proposta prevê a inclusão de uma cláusula de piso salarial.

Comunicação

O segundo encontro reuniu jornalistas e diretores de imprensa dos sindicatos para discutir estratégias comuns de comunicação e a elaboração de material. O desafio é desenvolver um trabalho que esteja a serviço da Campanha Salarial, capaz de informar a categoria com precisão e rapidez e servir também como mais um instrumento de mobilização.

A Campanha começa a ganhar corpo com o reinício das aulas, em janeiro. Uma primeira reunião com o Sieeesp, sindicato das escolas de educação básica, está marcada para o dia 21. Com o Semesp, entidade que representa os mantenedores do ensino superior, ainda não há data agendada.

Sesi, Senai e Senac

A pauta de reivinidicações do Sesi e do Senai será definida em assembleias, marcadas para acontecer dia 04/02 em todo o Estado.

Quanto ao Senac, a campanha envolve apenas as cláusulas econômicas, pois o acordo coletivo tem validade até fevereiro de 2017. Ainda não há data prevista para a assembleia.

Campanha unificada

A Campanha Salarial é unificada no Estado, realizada pelo Sinpro-SP e outros vinte e seis sindicatos, com a coordenação da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp).

Em 2016, a Campanha envolverá professores da educação básica, do ensino superior e do Sistema S (Sesi, Senai e Senac). São três frentes de negociações: uma com o Sieeesp (sindicato das escolas de educação básica), outra com o Semesp (sindicato dos mantenedores de ensino superior) e outra com os dirigentes patronais do Sesi, do Senai e do Senac.