Geral

Um breve resumo do primeiro dia do 5o CONPE

Atualizada em 08/09/2016 23:17

Uma jornada inteiramente dedicada à reflexão, ao debate e a relatos de pesquisas científicas e experiências de sala de aula nas áreas da Física e da Química. Assim pode ser resumido o primeiro dia do 5o Congresso de Pesquisa em Educação do Sinpro-SP (08/09).

Na cerimônia de abertura, o presidente do Sinpro-SP, Luiz Antonio Barbagli, chamou a atenção para as novas tecnologias e o impacto na educação. Para ele, a combinação entre aprimoramento profissional e luta pela melhoria é uma questão central da atividade docente e cada vez mais necessária diante do avanço tecnológico.

A palestra inaugural foi realizada pelo professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, Prof. Dr. Carlos Alberto Filgueiras, que prestou uma belíssima homenagem a Vicente Seabra (1764-1804), falando de sua contribuição para a química moderna. Ele foi o autor de ‘Elementos da Chimica’ (1788), a primeira obra sobre química escrita por um brasileiro e em português.

Assista à entrevista com o Prof. Dr. Carlos Alberto Filgueiras

O período da tarde foi dedicado a comunicações orais de pesquisas científicas e relatos de experiências em sala de aula nas áreas de Fïsica e Química. Em seguida, os participantes puderam optar por quatro mesa-redondas que trataram, respectivamente, de integração curricular no ensino médio, informação científica na imprensa, letramento na área de Ciências e sustentabilidade.

No final da tarde, houve a apresentação de posteres por professores e o lançamento do livro "Origens da Química no Brasil", do professor Carlos Alberto Filgueiras, publicado pela Sociedade Brasileira de Química em parceria com a Unicamp.

As atividades firam encerradas com uma confraternização e a apresentação do Coral Patois, com canções renascentistas.

Assista a um compacto com o resumo das atividades no dia 08/09

.