SinproSP

Capes intensifica acordo de cooperação com a Alemanha

Atualizada em 03/03/2005 16:38

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), Jorge Guimarães, lidera a missão brasileira, que participa a partir de hoje (3), de uma série de encontros com o governo alemão. A convite do Conselho de Reitores das Universidades Alemãs, o grupo participa de um seminário binacional na capital, Berlim. No encontro será assinado um novo termo de cooperação técnico-científico entre os dois países. "A Alemanha é um parceiro importante para formação de recursos humanos nacionais e também nas atividades de ciência e tecnologia. Nesta viagem, esperamos concretizar a ampliação de programas que existem com o governo alemão, como treinamentos na área de pós-graduação e ainda intensificar o intercâmbio", disse Jorge Guimarães.

O acordo substitui tratados já existentes assinados na década de 90 e possibilitará a reestruturação do programa de profissionais e estudantes brasileiros. Também será ampliada a parceria com as universidades alemãs para o envio de pesquisadores, professores e estudantes nos níveis de doutorado, pós-doutorado e bolsas sanduíche. O Brasil, por sua vez, também aumentará a participação de estudantes alemães nas instituições brasileiras.

Um dos pontos também considerados de relevância pelo presidente da CAPES é a discussão sobre novos acordos na área de engenharias. "Este é um assunto que está dentro do Plano Nacional de Pós-graduação, e há um esforço para a formação de recursos humanos nestas áreas, que estão dentro da Política Industrial Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE)", afirmou. Segundo Guimarães, neste contexto, será possível retomar bolsas sanduíche específicas para essas áreas do conhecimento. "A idéia é estimular a ida de estudantes brasileiros de cursos de engenharias para um período de formação de um ano, incluindo estágio em alguma empresa alemã", explicou.

A formação de recursos humanos para o Norte e Nordeste é outro aspecto importante da pauta. O objetivo da diretoria da CAPES é reforçar o contingente de professores das instituições de ensino localizadas nessas regiões do país. Conforme Guimarães, a meta é criar um doutorado interinstitucional com apoio do governo alemão.

A missão brasileira é composta pelos presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, Manasses Fonteles, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Ana Lúcia Gazzola, e pelos reitores Paulo Speller (UFMT), José Hennemann (UFRGS), Amaro Lins (UFPE), Milca Pereira (UFGO), Jader de Moraes (UECE). E ainda pelo coordenador geral de Cooperação Internacional da CAPES, Benício Schmidt.

Atualmente, 230 brasileiros entre pesquisadores, professores e estudantes, financiados pelas parcerias entre CAPES e Alemanha, freqüentam instituições alemãs em busca de qualificação. O intercâmbio para troca de professores e estudantes, além do compartilhamento de laboratórios foi iniciado em 1994 com financiamento de projetos conjuntos de pesquisa. A CAPES assinou o primeiro acordo internacional com a Alemanha em 1969. (Adriane Cunha)

Fonte: Portal Capes