Pra ler antes do voto: Fepesp e Diap avaliam deputados federais de SP

Atualizada em 18/09/2018 18:48

Levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), feito a pedido da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp), avaliou como os deputados federais de São Paulo votaram em cinco projetos de lei de interesse dos professores – reforma trabalhista, terceirização, reforma do ensino médio, teto de gastos públicos/congelamento por 20 anos e fim da exclusividade da Petrobrás na exploração do pré-sal. Ao final, foi atribuída uma nota de 0 a 10 a cada deputado.

O trabalho, intitulado “Quem foi Quem – como votaram os deputados de SP nos temas mais importantes” foi inspirado na famosa publicação do Diap de 1988 – “Quem foi Quem na Constituinte, que avaliou os deputados na Assembleia Nacional Constituinte em dez questões importantes para os trabalhadores e ajudou a enterrar as pretensões de alguns candidatos nas eleições de 1989.

Neste novo “Quem foi Quem”, o resultado não é nada animador. Entre 81 deputados que exerceram mandato nesta legislatura, 46 levaram nota ZERO. No outro extremo, apenas 8 parlamentares receberam nota 10 e outros seis, nota 8.

O resumo das avaliações está logo abaixo. Outras informações podem ser acessadas no site da Fepesp.

A iniciativa do Diap e da Fepesp é ainda mais importante porque esses deputados são, em sua maioria, candidatos à reeleição. Por isso, precisam prestar contas e devem ser julgados por suas ações.

Clique na imagem para ler ou imprimir