Congresso

Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa será on-line

Atualizada em 07/10/2020 00:12

O 18º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e o 8º Congresso Internacional de Lusofonia, este ano, será realizado totalmente on-line, dias 27 e 28 de novembro. O evento é realizado pela PUC-SP, com patrocínio do SinproSP e apoio da Fapesp e estava previsto para abril, mas foi transferido em razão da pandemia. As inscrições já estão abertas.

O tema  desta edição do congresso é ‘Língua Portuguesa e Lusofonia em contextos de transformação’. Durante dois dias, os participantes entrarão em contato com os trabalhos de pesquisa vinculados aos mais importantes programas de pós graduação na área de Língua Portuguesa no Brasil e no mundo. Além disso, é uma oportunidade de aproximação da realidade da sala de aula com o que há de novo no mundo acadêmico. 

Veja a programação completa e faça a sua inscrição aqui. 

Sobre o Congresso

Organizado pelo Instituto de Pesquisas Linguísticas "Sedes Sapientiae" para Estudos de Português, pelo Departamento de Português da Faculdade de Comunicação e Filosofia e pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foi criado em 1974 para trazer o que havia de novo em projetos de pesquisa na área. 

Por ter se expandido e alcançado um grande público, inclusive de outras nacionalidades, em 2004, o comitê organizador instituiu o Congresso Internacional de Lusofonia com a participação de intelectuais acadêmicos de vários países lusófonos. Até hoje os dois eventos ocorrem em paralelo. 

.