Ensino superior

MEC quer aulas presenciais no Superior a partir de março

Atualizada em 16/12/2020 17:23

Mesmo diante do avanço da pandemia no país, o Ministério da Educação publicou uma nova portaria que prevê a retomada das aulas presenciais no ensino superior a partir de 1º de março. O documento, publicado em 7 de dezembro, estabelece que as instituições públicas ou privadas poderão seguir com atividades acadêmicas virtuais até 28 de fevereiro. Após a data os recursos digitais devem ser utilizados apenas em excepcionalidades ou em caráter complementar. 

A nova portaria prevê também que a data poderá ser pontualmente modificada diante da situação epidemiológica do país. O documento também estabelece a possibilidade de suspensão das atividades presenciais de acordo com as deliberações das autoridades locais. Neste caso as instituições têm 15 dias para informar ao MEC sobre a interrupção das atividades.  

Esta é a segunda tentativa do Ministério da Educação de forçar o retorno presencial das atividades. No começo de dezembro, a pasta baixou uma portaria que obrigava as universidades a retornarem as aulas físicas em 4 de janeiro. A medida foi duramente criticada e, diante disso, o Ministério recuou da decisão. 
 

.