Aposentadoria

Quem trabalha em duas escolas deve ficar atento ao desconto do INSS

Atualizada em 15/01/2021 12:58

As professoras e os professores que lecionam em mais de uma escola devem prestar atenção à nova tabela de desconto de INSS para não contribuírem acima do que prevê a legislação. Os valores atualizados foram divulgados em 14/01 e os descontos começam a ser aplicados nos salários de janeiro – pagos até 05 de fevereiro.

Quando a remuneração em uma das escolas ou instituição de ensino superior for igual ou superior a R$ 6.433,57, a contribuição poderá se concentrar apenas neste holerite. Caso contrário o desconto será feito proporcionalmente em todos os salários, como se houvesse um único vínculo empregatício.

Vale lembrar que a troca de informações é de total responsabilidade do professor. Cabe a ele levar o documento em cada departamento de RH sempre que os salários sofrerem alguma alteração, seja por reajuste ou mudança de carga horária.

As faixas salariais foram corrigidas em 5,45%. O percentual corresponde à inflação acumulada de 2020, calculada pelo INPC. Com a correção, o desconto máximo nos salários passa para R$ 751,99.

.