ASSEMBLEIA

Professores discutiram volta às aulas e campanha salarial.Nova assembleia dia 13

Atualizada em 06/02/2021 19:18

Reunidos em assembleia neste sábado, dia 06, professoras e professores da educação básica aprovaram, por 94% dos votos, encaminhamento da Diretoria do SinproSP que prevê a criação de um comitê intersindical para definir protocolos de retorno das aulas presenciais, receber denúncias e tomar providências para que o cumprimento das normas pelas escolas. Uma nova assembleia foi marcada para o próximo sábado, dia 13, quando poderão ser apresentadas novas contribuições sobre protocolos que garantam segurança e condições de trabalho

Se essa comissão intersindical vier a ser criada, ela terá abrangência estadual e poderá negociar normas de funcionamento das escolas privadas, já que os protocolos de biossegurança existentes são insuficientes e jogam a responsabilidade da prevenção sobre os professores e os estudantes. A proposta também procura resolver um dos maiores problemas enfrentados neste quase um ano de pandemia: a deficiência na fiscalização das escolas particulares pelo Poder Público.

Campanha Salarial

A Assembleia também aprovou a pauta de reivindicações para a Campanha Salarial 2021 e autorizou a sua unificação em todo o estado.

A proposta apresentada prevê a renovação, por mais dois anos, de todas as cláusulas do Dissídio Coletivo de Trabalho de 2019/2020, reajuste com reposição inflacionária e aumento real e participação nos lucros de 24%.

Há ainda uma segunda parte com reivindicações específicas para o período de pandemia e que teriam vigência apenas durante esse período de excepcionalidade.

A Assembleia aprovou a proposta da Diretoria do SinproSP com duas modificações: aumento da hora-atividade para 10% e a inclusão de uma cláusula sobre direito de imagem e produção intelectual (este assunto encontrava-se originalmente na parte das cláusulas relativas à pandemia).

Inflação

Este ano, a Campanha começa com uma dificuldade adicional: a alta do custo de vida. De março a dezembro de 2020, o INPC-Ibge e do IPC-Fipe, dois indicadores adotados nas negociações salariais superam os 5%. As projeções indicam que até o final de fevereiro, a inflação pode chegar a 7%.

Unificação

A pauta será unificada no estado a partir do dia 18, depois que todos os sindicatos realizarem suas assembleias.Isso porque a Campanha Salarial tem abrangência estadual, com a coordenação da Federação dos Professores do Estado de São Paulo e a ação conjunta de 25 sindicatos.

CAMPANHA SALARIAL: RESUMO DA PROPOSTA APRESENTADA NA ASSEMBLEIA EM 06/02