SinproSP

EDITORIAL: NÃO TEMOS MEDO DE FASCISTAS

Atualizada em 04/09/2021 13:22

versão em pdf

Já era noite da sexta-feira, 3 de setembro, véspera de feriado prolongado, quando começamos a ser alertados por professoras e professores: “cuidado, atenção, tem muita gente recebendo um e-mail estranho, que teria sido enviado pelo Sinpro”. Imediatamente, mobilizamos toda a estrutura do Sindicato para apurar com rigor e agilidade o ocorrido.

Tratava-se de uma ação criminosa, que usou um texto falso, mal escrito, com lista de e-mails abertas, convocando para a manifestação golpista no dia 7 de setembro, em São Paulo. Todas as medidas de segurança foram adotadas de imediato. Constatou-se, numa primeira análise, que os emails não estavam sendo enviados do servidor do Sindicato. Tínhamos sido vítimas de um dos tantos golpes e mentiras inventadas por fascistas covardes que se espalham – e se escondem – nas redes, sempre dispostos a disseminar terror e confusão.

Um crime cibernético e uma violência institucionalizados como método de ação por grupos de sustentação a esse governo que despreza a democracia e está conduzindo o país ao colapso.

Ainda na mesma noite da sexta-feira, um primeiro comunicado oficial do SinproSP – esse, sim, verdadeiro – já alertava sobre o ataque mentiroso e criminoso, informando que a mensagem evidentemente não havia sido produzida nem enviada pelo SinproSP. O comunicado também reforçava o compromisso histórico do Sindicato com a defesa da democracia e do Estado de Direto, princípios que são inegociáveis.

Todas as medidas jurídicas estão sendo tomadas pelos advogados do SinproSP, a começar por um boletim de ocorrência feito no sábado, 04, junto à Delegacia de Crimes Cibernéticos.

Gostaríamos também de tranquilizar as professoras e os professores em relação à segurança de seus dados. O SinproSP sempre foi muito rigoroso na proteção dessas informações, mesmo antes da vigência da Lei de Proteção de Dados Pessoais.

Diante desse fato inédito - um email falso com um banco de dados de origem até agora desconhecida – iremos até o fim para responsabilizar criminalmente os autores. E a categoria será informada sempre com muita presteza e total transparência, compromisso que o SinproSP sempre honrou.

Aproveitamos para agradecer às inúmeras manifestações de solidariedade e apoio que recebemos – e também a todas e todos que rapidamente nos ajudaram a construir coletivamente uma rede que foi fundamental para desmontar a farsa.

Os fascistas não nos assustam – tampouco nos intimidam. Ao contrário – só fazem reforçar a certeza de que, no embate civilizatório que enfrentamos, estamos do lado certo da História. Repudiamos, desde sempre, aventuras autoritárias e arroubos golpistas. Também temos ódio e nojo às ditaduras.

São Paulo, 04 de setembro de 2021

Professor Luiz Antonio Barbagli