Educação básica

Urgente! Assembleia dos professores de educação básica dia 20/11

Atualizada em 16/11/2021 22:12

O SinproSP convoca, em caráter de urgência, as professoras e os professores da educação básica privada na cidade de São Paulo para assembleia virtual no próximo sábado, dia 20, às 9h. Como nas vezes anteriores, será necessário inscrever-se previamente no link que está logo no final da mensagem.

O assunto da assembleia é de extrema importância para toda a categoria: análise e votação de proposta para uma nova convenção coletiva de trabalho a partir de março de 2022, com reajustes e PLR ou abono para dois anos. Ela também conclui o dissídio de 2021, evitando novos recursos, em tribunal superior, contra a sentença julgada em setembro.

Construída por negociação entre a Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp), em nome de vinte e cinco sindicatos, e entidades sindicais de escolas de educação básica no estado de São Paulo, entre elas, o Sieeesp, a proposta consolida o dissídio coletivo de 2021, mantendo, inclusive, os direitos coletivos até fevereiro de 2025. Prevê ainda reajuste e PLR ou abono em março de 2022 e 2023 (o dissídio previa o reajuste apenas em 2021).

O que levou o Sieeesp a negociar foi o resultado do dissídio e o compromisso do SinproSP e dos professores com o cumprimento imediato da sentença, especialmente em relação à aplicação do reajuste e a negociação da participação nos lucros.

Mais uma vez, é preciso registrar o papel central dos professores eleitos por seus colegas para integrar as comissões encarregadas de discutir a PLR nas escolas. Com orientação do Sindicato, esse movimento ganhou corpo, espalhou-se por quase 900 escolas em poucas semanas e pressionou o Sieeesp a voltar à mesa de negociação.

Como pode ficar a PLR em 2021

Além de reafirmar o reajuste de 6,29% para o ano de 2021 e os direitos coletivos até fev/2025, a proposta - que ainda será discutida na assembleia do dia 20 -  prevê PLR ou abono de, no mínimo, 11%. Prevalecerão, contudo, os valores superiores que já foram garantidos ou vierem a ser assegurados pelas comissões internas nas escolas. Também fica mantida a estabilidade no emprego, até o final de junho de 2022, aos representantes eleitos pelos professores para negociar a PLR no local de trabalho.

Mais uma vez, cabe às professoras e aos professores assumir o protagonismo e decidir se essa proposta deve ou não ser aprovada.  Inscreva-se para a assembleia, divulgue aos colegas e participe! A palavra, agora, é toda sua!

Como participar da assembleia remota

A assembleia será realizada na plataforma Zoom, com início às 9h do dia 20 de novembro. Podem participar as professoras e os professores que lecionam em escolas particulares de educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) na cidade de São Paulo.

É preciso inscrever-se previamente até o dia 20h, às 6h. Mediante comprovação dos requisitos acima, os professores inscritos receberão, por e-mail, o link de acesso à assembleia.

Clique aqui para fazer a sua inscrição