Campanha Salarial

Assembleia dos professores do Sesi e Senai aprova pauta de reivindicações

Atualizada em 06/02/2022 18:23

Professoras, professores e técnicos de ensino do Sesi e Senai reuniram-se no sábado, 05 de fevereiro, para decidir sobre as principais reivindicações da Campanha Salarial 2022. As deliberações serão, agora, discutidas em âmbito estadual (os sindicatos se reúnem no dia 08 na Fepesp),  para a construção de uma pauta unificada, que deve ser entregue ao Sesi e ao Senai. Uma primeira reunião com a patronal está marcada para o próximo dia 10.

A assembleia decidiu pela manutenção de todas as cláusulas sociais dos atuais acordos coletivos, com a inclusão de uma cláusula no Senai, garantindo a isonomia de tratamento entre técnicos de ensino e instrutores em relação à participação nos treinamentos e critérios de transferência.

Os acordos atuais possuem 57 cláusulas (56 no Senai) de natureza econômica e social,  que garantem e ampliam direitos e normatizam a relação de trabalho docente. Entre eles, hora-atividade de 15%, adicional de hora extra de 70% (a Constituição garante 50%) e adicional noturno de 25% (contra os 20% da CLT).

Reajuste

De março a dezembro, a inflação acumulada, medida pelo INPC-Ibge, foi de 8,97%. Até fevereiro de 2022, o SinproSP trabalha com uma projeção de quase 11%. A assembleia decidiu pela reposição integral da inflação, além de aumento real e/ou abono, cujos percentuais devem ser definidos junto com os demais sindicatos da Fepesp.

Assembleia com falta abonada

Celso Napolitano, presidente da Fepesp e diretor do SinproSP, informou que os vinte e quatro sindicatos que integram a Federação decidiram por marcar  assembleia com falta abonada no dia 25 de fevereiro. O direito está garantido no atual Acordo Coletivo, que expira em 28 de fevereiro. Até lá, haverá algumas rodadas de negociações e os professores poderão ter mais elementos para discutir a Campanha Salarial e definir os eixos de luta.