Educação básica

Participação nos Lucros de 2021: resíduo deve ser pago até o início de março

Atualizada em 24/02/2022 22:12

Atenção, professoras e professores da educação básica: as escolas que pagaram apenas 6% de participação nos lucros (PLR) ou abono especial em 2021, deve pagar o resíduo de 5% até o quinto dia útil de março.

Vale lembrar que a Convenção Coletiva assinada em dezembro de 2021, que substituiu o dissídio coletivo, assegurou PLR de 11% para todos os professores. Esse valor poderia ser pago em até duas vezes: 6% até 30 de novembro e os 5% restantes agora em março.

Convenção universalizou o direito

No dissídio coletivo, a Justiça determinou que a PLR fosse negociada em cada escola, por um comissão formada por professores e representas da escola. De imediato, o SinproSP procurou organizar as comissões internas, alertando os estabelecimentos da obrigação e promovendo reuniões de orientação com os professores. Em diversas escolas, as negociações chegaram a acordo, a maioria de 6%. 

O grande mérito da Convenção Coletiva de 2021 foi ter universalizado o direito para todos os professores e professoras, especialmente para a grande maioria de docentes que não havia conseguido negociar.

Por outro lado, quem conseguiu um índice superior aos 11%, manteve o índice que foi negociado.

 

.