Sesi/Senai

Assembleia do Sesi/Senai aprova proposta, garante direitos e reajuste

Atualizada em 25/02/2022 15:49

Em um ambiente de muita unidade e interação, a assembleia das professoras, professores e técnicos de ensino do Sesi e do Senai, aprovou uma proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho.  A reunião, que contou com mais de 200 participantes, foi realizada em 25 de fevereiro, de maneira remota pela plataforma Zoom.

A proposta, aprovada por mais de 95% dos presentes, a manutenção de todas as cláusulas do atual acordo, reajuste integral pelo INPC e posterior discussão de temas relevantes à categoria, como a implantação da reforma do ensino médio.

É uma importante conquista, ainda mais no atual cenário. Segundo o Dieese, nos últimos 12 meses mais de 60% dos acordos e convenções coletivas assinados ficaram abaixo da inflação. E além disso, no caso específico do Sesi e do Senai, neste ano há uma nova gestão iniciando no  controle da Fiesp.

Cláusulas econômicas

Com a aprovação da proposta, as professoras e os professores garantiram o reajuste integral dos salários e dos vales refeição e alimentação pelo INPC acumulado de março/2021 a fevereiro/2022. A expectativa é que o índice fique acima de dois dígitos, uma vez que até mês de janeiro o percentual alcançou 9,73%. O valor definitivo do reajuste será conhecido em 11/02.

Além disso, o Sesi e o Senai se comprometeram a fazer um acerto na remuneração da hora-treinamento. Assim, a partir de março, quando as professoras, os professores e os técnicos de ensino forem convidados para seminários, palestras e outras atividades o pagamento daquele período será calculado por hora-aula, e não mais por hora relógio.

Direitos garantidos

Com a manutenção de todas as cláusulas do atual acordo coletivo, todos os direitos da categoria, como hora-atividade de 15%, garantia semestral de salários, licença sem remuneração, estabilidade em vias de aposentadoria, e outros, estão assegurados até fevereiro de 2023. Além disso, a proposta também incluiu o abono de falta de 2 dias em caso de falecimento de sogro ou sogra.

A Fiesp também se comprometeu a discutir junto aos sindicatos como será a implantação da reforma do ensino médio nas unidades do Sesi, bem como formas de minimizar os possíveis impactos na carga horária dos professores (uma vez que apenas português e matemática são obrigatórios nos anos finais e as demais disciplinas ficarão a cargo dos itinerários formativos).

Campanha unificada

Assim como o Sinpro São Paulo, os demais 23 sindicatos de professores que integram a Federação dos Professores realizaram em suas bases assembleias com falta abonada. A proposta de renovação do acordo coletivo foi aprovada em todas. Agora a Fepesp, que conduzem a campanha salarial 2022 de forma integrada, informará o resultado aos representantes patronais.