Ensino superior

Mesmo com inflação alta, mantenedores propõem reajuste de 3%

Atualizada em 06/04/2022 16:53

Com informações da Fepesp

A comissão sindical de professores e os representantes das mantenedoras do ensino superior voltaram a se encontrar na quinta-feira, 6 de abril, para uma nova rodada de negociação da Campanha Salarial de 2022. E desta vez, após última reunião ter sido suspensa, os patrões apresentaram uma proposta econômica: reajuste de 3% a ser pago a partir de abril.

“Essa proposta é ofensiva, inadmissível, e foi recusada de pronto”, disse Celso Napolitano, coordenador da comissão de negociação. É importante lembrar que entre março de 2021 e fevereiro de 2022 a inflação atingiu 10,57%, bem acima do que foi sugerido pelos patrões.

A proposta econômica dos mantenedores também previa um abono parcelado em dois, sendo 15% em agosto e 15% em outubro. E ainda que os percentuais possam ajudar a compor a massa salarial, eles não são integrados à remuneração mensal.

Para Napolitano, o percentual apresentado na reunião pode sinalizar o intuito dos patrões. “Essa proposta coloca a negociação em um patamar baixíssimo e sugere uma intenção de postergar as negociações. Isso não nos interessa”.

Próximos passos

Uma nova rodada de negociação está marcada para o dia 13. Nesse interim, é hora de fortalecer a mobilização das professoras e dos professores que atuam nas instituições de ensino superior.

Fique de olho no site e nas redes sociais do SinproSP. Atualize seus dados para receber os informativos específicos. Participe das reuniões promovidas pelo Sindicato.  A hora de juntar forças para defender os direitos, mais do que nunca, é agora!