Direitos

Pedido de demissão no meio do ano letivo

Atualizada em 20/05/2022 00:34

Se você decidiu sair do estabelecimento onde leciona no final do semestre, a melhor alternativa é comunicar a escola com antecedência de trinta dias do encerramento do semestre letivo, avisando que você trabalhará os 30 dias de aviso prévio. Assim, a escola tomará conhecimento de sua decisão com antecedência e terá tempo de sobra - quase sessenta dias - para arrumar um substituto.

Com esse pedido de demissão, o professor tem direito a receber:

-  trinta dias de trabalho (aviso prévio)

- 13º proporcional de 6/12

- férias proporcionais ou integrais, acrescidas de 1/3. As férias dependem da data de admissão e do período aquisitivo das férias

- Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) proporcional (50%): a Convenção Coletiva dos professores da educação básica prevê PLR de 15% em outubro de 2022. Quem sair no meio do ano, deve receber metade desse valor, ou seja, 7,5%. Vale para a demissão sem justa causa ou pedido de demissão.

As verbas rescisórias podem ser creditadas até dez dias corridos depois do desligamento, ou seja, após o último dia de trabalho.

Modelo de carta de demissão com cumprimento do aviso prévio

À/ Ao
(nome da empresa)

Nos termos do que dispõe o artigo 487 da CLT, inciso II, comunico o meu desligamento desta instituição a trinta dias a contar desta notificação.

 

São Paulo, ___ de _____________ de _______.

Prof.(a) _______________________________

Date e assine as duas vias e guarde uma delas protocolada pela escola

 

.