Coronavírus

Debate denuncia Covid nas escolas e falta de medidas do governo

Atualizada em 21/06/2022 11:56

Uma conversa importante, densa e de altíssima qualidade. Assim foi a live promovida pelo Movimento Escolas em Luta, na noite de 20 de junho, para denunciar a explosão de casos de Covid-19 nas escolas, públicas e privadas, e também o descaso dos governantes em baixar medidas eficazes para combater a contaminação no ambiente escolar.

Foram convidados para a discussão a diretora do SinproSP, Silvia Barbara, o médico sanitarista, Dr. Jorge Kayano, a deputada estadual, Profª Bebel e a conselheira municipal de Saúde, Flávia Anunciação. A mediação ficou por conta do coordenador do Movimento Escolas em Luta em diretor do CEU EMEI Navegantes, Prof. Marcelo Costa Sena.

Durante a conversa, um tema importante levantado por Silvia foi a falta de dados oficiais confiáveis sobre contaminação nas escolas, segundo ela esse levantamento é feito de forma empírica. “Sabe quantos casos estão registrados como comprovados de contaminação na escola privada na cidade de São Paulo? Apenas um caso confirmado! Como é possível confiar num sistema público de notificação e rastreamento que diz que nas mais de 4 mil escolas da cidade há apenas 1 caso de contaminação?”, disse.

Já Kayano, criticou a falta de medida públicas para combate à Covid-19 e também as irresponsabilidades cometidas pelo governo federal “Recentemente o Ministério da Saúde decretou o fim da pandemia no Brasil, contrariando recomendações expressas do Organização Mundial da Saúde. [...] A culpa maior dessa bagunça que estamos vivendo desde março de 2020 é do governo federal”.

O debate está imperdível e pode ser conferido na íntegra abaixo: