SinproSP convoca mantenedora do Arqui e do Glória ao Foro Conciliatório

Atualizada em 07/07/2022 22:20

Depois de ter sido notificada no dia 27/06 e chamada para uma reunião com o SinproSP no dia 04/07, a  Associação Brasileira de Educação e Cultura (Abec), mantenedora dos colegios maristas Arquidiocesano e Glória, foi convocada para o Foro Conciliatório de Conflitos Coletivos , instância prevista na Convenção Coletiva para solucionar problemas trabalhistas de natureza coletiva. A reunião está marcada para o dia 13/07.

Pelas informações reunidas até o momento, o problema envolve a não concessão das férias coletivas de 2022. No dia 27 de junho, o SinproSP notificou a mantenedora, mas as escolas mantiveram a decisão. O Sindicato, então, chamou uma reunião, no dia 04 de julho, com a ABEC, que não compareceu. No encontro, foi solicitada a apresentação dos recibos de férias referentes ao ano de 2020, 2021 e 2022.

Só então, o SinproSP recebeu um e-mail no qual a ABEC negava as alegações do SinproSP, sem explicar os motivos que levaram a não concessão das férias coletivas de 2022. A carta afirmava ainda que faria uma verificação e, se constatada alguma irregularidade, ela seria corrigida.

O SinproSP manteve a convocação do Foro por entender que não há nenhuma garantia para os professores e que, a bem da verdade, a verificação deveria ter ocorrido assim que surgiram os primeiros questionamentos.

No dia 05, o Sindicato reuniu-se com as professoras e os professores das duas escolas e deve chamá-los para novo encontro, após a sessão do Foro. Desde o início, o SinproSP tem mantido contato permanente com os docentes, atualizando as informações a cada fato novo.

Há um e-mail específico abec@sinprosp.org.br para esclarecimentos, análise de documentos e recebimento de informações. O SinproSP garante sigilo absoluto.

SinproSP continua recebendo denúncias sobre férias em outras escolas

Como é prática todos os anos, o SinproSP garante à categoria todas as informações sobre as férias coletivas e dispõe de uma estrutura para receber denúncias quando a escola não cumpre a legislação.

A informação é um direito da categoria, já que é pelo conhecimento que as professoras e professores ganham consciência e recorrem ao Sindicato sempre que necessário. O site dispõe de um campo para receber denúncias em geral, férias inclusive, e o sigilo é totalmente garantido.