ATENÇÃO! Cuidado com o golpe de revisão de aposentadoria

Atualizada em 13/07/2022 16:34

Um novo golpe na praça volta a mirar trabalhadores que já se aposentaram. Os falsários se fazem passar por advogados previdenciários que existem de fato, mas tiveram o seu perfil do whatsapp clonado ou sua foto roubada das redes sociais. Aí, entram em contato com os aposentados, dizem que eles têm direito à revisão do benefício e, é claro, pedem dinheiro aos incautos. Como são promessas sedutoras, muitos trabalhadores caem no golpe e só depois se dão conta de que, na verdade, perderam dinheiro.

E como esses bandidos conseguem as informações sobre os aposentados? Comprando ilegalmente malas diretas com os dados de trabalhadores ou acessando outros processos, que são públicos e estão disponíveis na internet, como no portal  jusbrasil.

Não acredite em ações milagrosas na Justiça

A promessa de ações para revisão de benefícios com resultado líquido e certo tornou-se um terreno fértil para ação de vigaristas. Com a disponibilização ilegal de dados, é fácil encontrar trabalhadores aposentados animados com o legítimo direito de querer receber mais de aposentadoria. O problema é que eles acabam perdendo dinheiro para os falsários, ao invés de ter os benefícios corrigidos.

O problema não está limitado apenas a ação de golpistas. Certos escritórios de advocacia promovem uma agressiva campanha para seduzir trabalhadores com promessas de ações na Justiça "quase certas". Para dar início ao processo, esses escritórios cobram logo na saída, porque eles ganham no volume de clientes que conseguem.

Por isso, duvide de todo tipo de propaganda que promete muita coisa. Uma ação exige advogados competentes e confiáveis e muita paciência dos trabalhadores.

Leia com muita atenção e divulgue:

1. Não acredite em advogados que vendem soluções fáceis no âmbito juridiciário, porque isso simplesmente não existe.

2. Se a mensagem recebida sugerir o SinproSP ou alguma advogada ou advogado que atua no Sindicato, entre em contato conosco imediatamente, pelo telefone ou whatsapp (o número é o mesmo: 5080.5988) ou escreva para advogados@sinprosp.org.br

3. O SinproSP nunca pede nada aos professores, muito menos dinheiro. Também não oferece ações milagrosas na Justiça.

4. O Departamento Previdenciário do SinproSP não emite boletos nem cobra valores dos professores por qualquer outro meio de pagamento.

5. Os advogados do SinproSP só se comunicam com os professores por email ou pelo telefone fixo do Sindicato (11 – 5080.5988). E os seus celulares nunca são divulgados. Então, já sabe: se a mensagem vier com um número para você entrar em contato, ignore!

6. O whatsapp do SinproSP tem o mesmo número do telefone fixo (11 - 5080.5988) e serve exclusivamente para o Sindicato divulgar notícias de interesse da categoria, nunca para comunicados individuais. E é claro, as mensagens verdadeiras só são enviadas às pessoas que adicionaram o SinproSP em seus contatos.

O que você deve fazer ao receber uma mensagem falsa:

1. Bloqueie imediatamente o número do remente e, quando possivel, o número de celular informado na mensagem

2. Denúncie a falsa "empresa" ao whatsapp, pelo aplicativo no seu celular

3. Faça um boletim de ocorrência eletrônico

4. Se, na mensagem, houver alguma referência ao SinproSP, avise imediatamente o Sindicato e, se possível, printe a sua tela e envie para o e-mail advogados@sinprosp.org.br.

5. Repasse essa informação para os seus colegas.