Ensino superior

Após novo impasse, Fepesp envia ofício aos mantenedores exigindo respeito

Atualizada em 21/07/2022 16:44

Após meses de negociação, incontáveis tentativas de acerto e muitas reuniões, o óbvio ainda precisa ser repetido aos mantenedores das instituições de ensino superior. Por isso, em 18 de julho, a Fepesp enviou uma comunicação oficial ao Semesp reafirmando as reivindicações da categoria, deliberadas nas assembleias em 15 de junho: reposição da inflação e cláusulas que atendam as novas relações do trabalho docente.

Pode parecer estranho, após mais de 1 ano de campanha salarial, haver necessidade de tal reforço. Contudo, na última rodada de negociação, em 13 de julho, os patrões do superior sugeriram discutir uma proposta apresentada por outra federação, também participante das negociações, mas que nada atende às deliberações dos docentes.

Ainda no ofício, os Sindicatos apresentam, novamente, uma solução para o impasse que assola a campanha salarial das professoras e dos professores do superior: lançar mão do recurso de arbitragem ou mediação do Tribunal Regional do Trabalho. Ou seja, basta o mínimo de sensibilidade e boa-vontade dos patrões para uma que uma possível resolução seja desenhada.

Uma nova rodada de negociação está prevista para 27 de julho, data em que os mantenedores devem se manifestar diante à demanda das professoras e dos professores.