Direitos

Professores da Unib decidem permanecer em greve

Atualizada em 09/08/2022 21:31

Reunidos em assembleia remota convocada pelo SinproSP, na noite desta terça feira (09), professoras e professores da Universidade Ibirapuera decidiram manter a greve por tempo indeterminado iniciada hoje, 09 de agosto.

Os professores reivindicam pagamento dos valores atrasados em duas parcelas (salários – setembro, outubro e novembro de 2021 e junho de 2022, abono de 2021, férias e adicional de 1/3), estabilidade no emprego e compromisso de que não haverá mais atrasos nos salários.

A assembleia também recusou a contraproposta apresentada pela Mantenedora durante o período da tarde. Ela previa parcelamento, em doze parcelas, dos valores em atraso (salários, PLR etc), mudança da data de pagamento para o dia 15 do mês subsequente e estabilidade no emprego até junho de 2023.

Durante a assembleia, foram feitas outras denúncias contra a Unib, como, por exemplo, a entrega de informes de rendimentos à Receita Federal com remunerações que não foram pagas, mas que acabaram tributados. A Mantenedora também foi acusada de usar aulas de EaD para substituir as aulas presenciais dos professores em greve. O SinproSP vai encaminhar as denúncias aos órgãos competentes.

Os problemas na Unib não são novos. Em dezembro do ano passado, o corpo docente aceitou uma proposta com a Mantenedora e suspendeu a decisão de paralisar as atividades, mas o acordo não foi cumprido pela Unib.

Uma nova assembleia será realizada, por meio virtual, amanhã, no dia 10/08, às 19h30.

.