Diretoria do SinproSP

Henrique Buzzoni, presente para sempre

Atualizada em 12/08/2022 13:47

A Diretoria do SinproSP lamenta profundamente a partida de Henrique D'Aragona Buzzoni, advogado sempre ligado ao movimento sindical, assessor juridico do SinproSP e, mais do que isso, um grande amigo.

Há um lindo simbolismo no fato de Buzzoni ter partido um dia após o grande ato de leitura da Carta Pela Democracia, no Largo São Francisco. Buzzoni fez parte da célebre turma que estudava na Faculdade de Direito da USP em 1968. Foi um dos estudantes que, corajosamente, em 23 de junho daquele ano, ocuparam o prédio da Faculdade e lá permaneceram por quase um mês, saindo todos presos ao final.

Era um domingo quando diretores do Centro Acadêmico XI de Agosto decidiram convocar os estudantes para uma assembleia, que acabou realizada no mesmo dia. Os alunos decidiram tomar a faculdade. Para impedir a ação das "forças repressoras", jogaram óleo queimado no saguão e "expropriaram" um caminhão cheio de tijolos para emparedar as arcadas.

Buzzoni ficou conhecido como o autor da primeira macarronada na faculdade ocupada. Entrou no Partido Comunista, o Partidão, e foi, segundo os seus companheiros, um dos mais combativos e corajosos militantes. Como tantos outros presos politicos, foi encarceirado no Presídio do Hipódromo, no Brás.

Voltando à tomada da São Francisco, ela acabou em 18 de julho de 68, por ordem judicial, com forças policiais na porta e os 43 estudantes remanescentes presos.

Em 2007, Buzzoni reuniu 57 ex-alunos e convidou-os a escrever um artigo sobre esse fato. O projeto resultou no livro "Arcadas nos tempos da ditadura", editado pela Saraiva.

A diretoria tem orgulho de ter compartilhado anos com esse grande advogado e amigo. À sua familia, expressamos todo o nosso afeto e carinho.