Campanha salarial ensino superior

Greve no ensino superior: Tribunal convoca audiência de conciliação no dia 26

Atualizada em 26/08/2022 10:20

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT) marcou para a tarde hoje, dia 26, audiência de conciliação entre os  sindicatos que integram a Federação dos Professores e o Semesp, sindicato que representa as instituições privadas de ensino superior. 

Sem avanço nas negociações salariais iniciadas há sete meses, professoras e professores decidiram entrar em greve a partir do dia 05 de setembro. A deliberação, tomada por assembleias no dia 17 de agosto, permitiu aos sindicatos e à Fepesp ajuizarem dissídio de greve junto ao TRT. Na inicial, os advogados pedem também um reajuste imediato, em caráter liminar, até a solução do impasse.

Desde o início, a representação patronal tem criado impasse, apostando que o tempo jogaria contra os trabalhadores e que eles acabariam cedendo. Diante de uma inflação de 10,57%, propuseram 4% e agora, em agosto, ofereceram 7%, mas somente a partir de setembro, sem retroagir a março, nossa data base. Com isso, os patrões embolsariam seis meses de reajuste, além de provocar um rombo irreversível nos salários. 

A audiência de hoje
A audiência de conciliação 
é a primeira fase de uma ação de dissídio. As partes envolvidas são chamadas pelo vice-presidente judicial, que tentará conciliar as partes, podendo sugerir uma proposta para solucionar o impasse. Pode ainda analisar o pedido de tutela de urgência, na qual nossos advogados pedem um reajuste imediato, até que a questão seja resolvida. O resultado da audiência será divulgado pelo SinproSP.  

Surgindo uma proposta, o SinproSP convocará uma assembleia para que a categoria possa decidir.

Não sendo possível uma solução até o dia 05, data em que a greve deve começar, o processo vai a julgamento, cabendo ao Tribunal decidir sobre cada uma das demandas apresentadas.

 

 

.