GREVE

Professores da Unib aceitam proposta do Tribunal e suspendem a greve

Atualizada em 10/09/2022 19:24

Atualizado em 11/09/2022, às 23h24

Reunidos em assembleia na noite da ultima sexta-feira, 09, professoras e professores da Universidade Ibirapuera decidiram aceitar a "cláusula de paz" oferecida pelo Tribunal Regional do Trabalho e suspender a greve, mantendo-se, contudo, em "estado de greve", o que significa que poderão voltar a paralisar imediatamente as atividades caso a mantenedora descumpra qualquer compromisso assumido na audiência.

O acordo proposto pelo juiz instrutor Gabriel Lopes Coutinho Filhos, aprovado pelos professores, prevê:

a) pagamento do salário integral de agosto até 15 de setembro, sem desconto dos dias parados e sem a  necessidade de compensação das aulas, já que a greve foi iniciada por falta de pagamento dos salários. Se as aulas vierem a ser compensadas, a Unib terá que pagar por elas, sem o adicional de hora extra.

b) quitação dos salários de junho de 2022 e das férias de julho, acrescidas de 1/3, em quatro parcelas, respectivamente nos dias 30 de setembro, outubro e novembro de 2022 e no dia 25 de janeiro de 2023.

c) suspensão da greve a partir de 12 de setembro, com manutenção de "estado de greve"  durante as negociações das demais reivindicações até eventual julgamento da ação de dissidio.

d) estabilidade por 90 dias

Coragem e dignidade

A suspensão da greve não significa o fim do movimento. Pelo contrário, as professoras e os professores da Unib foram fortalecidos pela coragem que demonstraram desde a primeira assembleia que deliberou a greve. Um comportamento honroso e digno, muito distante da atitude desrespeitosa de seus patrões, que apostaram até o útlimo momento que a greve não aconteceria. Se deram tão mal que tiveram que recorrer ao uso de notícias falsas e a pressões de todo tipo.

Os professores estão em estado de greve e o acordo oferecido pelo Tribunal abrange apenas uma parte de suas reivindicações. O restante deve continuar a ser negociado ou será objeto do julgamento da ação de dissidio de greve. E qualquer nova derrapada da mantenedora poderá levar à nova paralisação. 

A conduta exemplar dessas professoras e desses professores é um exemplo de dignidade profissional para toda a categoria. 

__________________________________________________________

Estudantes da Unib enviam carta de alerta à mantenedora

No domingo, dia 11, alunas e alunos da Unib reuniram-se para discutir a suspensão da greve dos professores e divulgaram uma carta de alerta endereçada aos mantenedores da Instituição. manifestando solidariedade ao movimento e mostrando que irão acompanhar a conduta da Universidade em relação à estabilidade provisória por noventa dias e à não retaliação dos professores. A carta também faz exigências, como a divulgação do calendário acadêmico de 2022 e a devolução dos valores cobrados pela emissão de histórico escolar.

CARTA OFICIAL EM NOME DOS DISCENTES DA UNIVERSIDADE IBIRAPUERA QUANTO AO RETORNO ÀS AULAS DOS DOCENTES QUE PERMANECEM EM ESTADO DE GREVE, de 11 de setembro de 2022.

 

 

 

 

.