ASSEMBLEIA

Professores da Faculdade Oswald Cruz decidem entrar em greve

Atualizada em 04/10/2022 17:24

Reunidos em nova assembleia na tarde de hoje, 04 de outubro, professoras e professores da Faculdade Oswaldo Cruz deliberam por paralisar as atividades a partir de sexta-feira, dia 07/10. Eles reivindicam o pagamento de salários atrasados, abono previsto na Convenção e 13º Salário -ambos de 2021 - que até agora não foram pagos. Querem, também, que os salários a partir de setembro sejam pagos na data correta, no quinto dia útil do mê subsequente.

Os problemas na Oswaldo Cruz não são novos e têm se agravado desde 2018. Nesse tempo, o SinproSP sempre atuou junto às professoras e professores, chamando assembleias para discutir estratégias de ação. Uma dessas alternativas foi o recurso à Justiça: em 2019, a assembleia dos professores da FOC autorizou o Sindicato a ingressar com ação coletiva, como substituto processual, para cobrar o 13º, FGTS e multa por descumprimento da Convenção Coletiva. O julgamento em primeira instância ocorreu em 2020, com ganho de causa aos professores.

Mas a vitória na Justiça não impediu que os problemas voltassem a acontecer, agora de maneira mais aguda. Em 2022, desde setembro, o SinproSP tem se reunido com professoras e professores da FOC, que reclamam atrasos frequentes nos salários e dívidas de 2021 que ainda não foram pagas. Depois de várias assembleias, os docentes decidiram paralisar as atividades caso suas reivindicações não sejam atendidas.

De acordo com a lei de greve, o sindicato é obrigado a notificar a empresa sobre a greve com antecedência de 48 horas para garantir tempo de negociação. O ofício será encaminhado pelo SinproSP na manhã de quarta-feira, dia 05.