Dissídio Coletivo

PLR: SinproSP apoia professores para a escolha de representantes nas comissões

Atualizada em 18/11/2022 16:33

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, o SinproSP reuniu professores, em encontros remotos, para orientar sobre a formação de comissões internas para negociação da Participação dos Lucros no ensino superior. Foram definidas três datas no período da tarde para possibilitar a ampla participação da categoria.

Os encontros também serviram para resolver outras dúvidas em relação às conquistas do dissídio coletivo, especialmente sonbre o reajuste de 10,78%. Na última reunião, Celso Napolitano, diretor do SinproSP, reafirmou, mais uma vez, que as mantenedoras estão obrigadas a pagar o salários de novembro já reajustados, junto com as diferenças retroativas a março de 2022. Como a maior parte dos professores continua com os salários congelados, essa diferença pode atingir quase 90% de um salário.

Quanto à participação nos lucros, Napolitano mostrou a íntegrra da cláusula de PLR, detalhou as ações do Sindicato desde a públicação da sentença e voltou a defender a eleição de representantes em casa IES para iniciar a negociação. Ele lembrou que a decisão da Justiça prevê multa caso a mantenedora se recuse a negociar.

Tão logo o acórdão foi publicado, o SinproSP notificou todas as mantenedoras de institutições de ensino superior, dando prazo para que elas comunicassem os nomes de seus representantes, para que os professores pudessem, também eles, escolher os seus pares, com o apoio e a assistência do Sindicato. Os membros das comissões internas têm estabilidade no emprego por 180 dias.

O SinproSP continua aberto para novas reuniões e disponibilizou um e-email exclusivo para orientar e sanar dúvidas sobre a negociação da PLR por empresa. Basta escrever para plrsupero@sinprosp.org.br