Sesi

Assembleia aprova acordo coletivo do Sesi

Atualizada em 13/03/2023 10:20

As deliberações encaminhadas pela assembleia presencial que aconteceu no SinproSP no dia 28 de fevereiro foram rigorosamente cumpridas: apoiada por nova rodada de visitas às unidades de ensino para dialogar com a categoria, a diretoria do SinproSP voltou à mesa de negociações com o Sesi (o encontro aconteceu no dia 7 de março) e insistiu no atendimento das reivindicações de aumento real e equiparação salarial, deliberadas pela assembleia, mas o SESI alegou "não haver recursos previstos no orçamento anual". Vale lembrar que a negociação com o Sesi é estadual, abrangendo 142 unidades de ensino que estão na base de representação da Fepesp, interior e capital;essa segunda rodada de tratativas, no entanto, envolveu apenas o SinproSP, pois assembleias de todos os outros sindicatos do estado (algumas por unanimidade) já tinham aprovado a assinatura do acordo.

Em nova assembleia realizada no sábado, 11 de março, e dessa feita remota, seguindo também a determinação da assembleia presencial, a diretoria do SinproSP apresentou todo esse conjunto de informações para a categoria. Mesmo diante da negativa do aumento real, professoras e professores do Sesi decidiram, de forma democrática e soberana, aprovar o acordo coletivo com a instituição, que garante o reajuste salarial de 5,47% (INPC de março de 2022 a fevereiro de 2023), a ser pago já nos salários deste mês, além da manutenção de todas as garantias e direitos dos acordos anteriores, contemplando ainda aumento real (que varia de acordo com a faixa salarial) nos vale-alimentação e vale-refeição. A assembleia ponderou e avaliou que há espaço ainda para, com a assinatura do acordo, começar a discutir com a instituição diferentes aspectos relacionados às condições de trabalho docente, com o compromisso firmado pelo Sesi de estabelecer um cronograma de reuniões da comissão de acompanhamento, com frequência periódica e pautas temáticas. Agora, vamos acompanhar a realização dessas reuniões, subsidiando o Sindicato com informações, além de garantir o cumprimento do Acordo.

A pauta prioritária, nessas reuniões, será a questão da inclusão, fazendo valer a lei 15.830, de 15 de junho de 2015 e de autoria do deputado estadual Carlos Giannazi, que determina que "o número de alunos das salas de aula do ensino privado fundamental e médio que têm matriculado 1 (um) ou 2 (dois) alunos com necessidades especiais fica limitado a 20 (vinte) matrículas". Para além dessas reuniões, há também o compromisso do Sesi de iniciar os estudos para a implantação de plano de carreira, com a participação de representante dos Sindicatos integrantes da Federação nesse processo.

A diretoria do SinproSP estará, mais uma vez, nas salas de professoras e professores das diferentes unidades do Sesi da capital, para continuar ouvindo, conversando e mobilizando a categoria, num processo permanente de construção coletiva, que agora concentra sua pressão e força na realização das reuniões temáticas e no cumprimento do acordo. Se você tem sugestões, dúvidas ou denúncias, escreva para o e-mail sesi@sinprosp.org.br. O sigilo é garantido. Seguiremos juntas e juntos em mais essa jornada.