SinproSP

“1,99 – um supermercado que vende palavras” foca o fetiche pelo consumo

Atualizada em 10/03/2004 17:05

O desejo, a ansiedade, a angústia e a compulsão pelo consumo são os “personagens” de “1,99 – um supermercado que vende palavras”, longa-metragem de Marcelo Masagão, em cartaz na cidade. Com o objetivo de ampliar a discussão sobre o filme com os professores, a produção disponibiliza um kit (DVD temático + VHS do filme “Nós que Aqui estamos Por Vós Esperamos) para os primeiros professores sindicalizados que enviarem um e-mail para imprensa@sinprosp.org.br.

”1,99”, que teve a segunda bilheteria de filmes nacionais do Festival do Rio 2003, faz uma reflexão sobre a ânsia por consumo em nossa sociedade. Abre mão dos diálogos, e em um cenário frio e asséptico (um supermercado todo branco) coloca as “mercadorias” a venda: slogans. Os consumidores passam o tempo enchendo seus carrinhos e não conseguem sair de lá. O mundo exterior só aparece mediado por máquinas como computadores, câmeras e telefones.

Vale uma visita ao site promocional do filme www.uol.com.br/199 que, em tom provocador, ajuda na reflexão sobre o consumismo e dá uma prévia das discussões que o filme lança.

Importante: os professores que solicitarem o kit deverão colocar no e-mail o nome completo, endereço e número de matrícula no SINPRO-SP. Os contemplados serão comunicados por e-mail e deverão retirar seu kit na sede do Sindicato. Número de kits limitado.