Senac

Assembleias do Senac aprovam contraproposta patronal

Atualizada em 28/04/2023 13:35

Professoras e professores do Ensino Superior e do Médio do Senac aprovaram, nas assembleias realizadas nos dias 25 e 27 de abril, as contrapropostas apresentadas pela instituição, que determinam reajuste de 7% em 2023, retroativo ao mês de março. O novo Acordo Coletivo terá validade de dois anos (março de 2023 a fevereiro de 2025), com exceção da cláusula de reajuste, que será discutida novamente na data-base do ano que vem, justamente para contemplar as variações da inflação. 

 

O Acordo garante ainda uma importante cláusula nova, que regulamenta o teletrabalho, inclusive com uma ajuda de custo, importante para o Ensino Superior — onde há cursos EAD e aulas remotas para algumas matérias. A cláusula é inédita e uma vitória, resultado da mobilização das e dos docentes.

 

Para as professoras e professores do Ensino Médio, há também algumas especificidades no Acordo. A primeira é em relação ao abono, que será de 18% neste ano, pagos até 31 de outubro de 2023. Como o Senac não aprovou a mesma porcentagem para o próximo ano e sugeriu apenas 15%, a questão voltará para a mesa de negociação em 2024. Outro avanço importante é o vale-alimentação, que passou para R$ 130,78 e também terá novo aumento discutido no ano que vem. É importante lembrar que o VA é apenas para professoras e professores com menos de 30 horas, já que os que possuem uma carga horária maior já têm garantida a opção de escolha entre VR e VA de valor mais alto, bem como outros benefícios, como o plano de saúde.

 

A organização e mobilização da categoria na Campanha também garantiram que o Senac tenha assumido o compromisso de avançar no diálogo, a partir de junho, com calendário específico, sobre questões como: atividade docente, horas extras, prorrogação compensatória, e política de ampliação da carga horária para o Ensino Médio, além da discussão de Direito Autoral e de Imagem e EAD (para o Ensino Superior).

 

Continuamos juntas e juntos, sempre nas lutas por melhores condições de trabalho. E lembre-se: você pode entrar em contato com o Sindicato por meio do senac@sinpro.org.br para dúvidas, sugestões e denúncias.

.