Professora, participe dos encontros do Cuidadania!

Atualizada em 03/05/2023 13:03

Na campanha eleitoral do ano passado, a diretoria do SinproSP renovou seu compromisso político, a partir de sua prática histórica, de acolher, ampliar e fortalecer as lutas específicas relacionadas ao cotidiano e às condições de trabalho das professoras. Afinal, representamos uma categoria majoritariamente formada por mulheres, que enfrentam diariamente, numa sociedade ainda profundamente marcada pelo machismo, a tripla jornada, situações de assédio, desigualdade salarial e perseguições e pressões das mais diferentes naturezas. Por compreender a relevância dessas lutas, para resistir, combater e ajudar a transformar essa realidade e como mais uma iniciativa em busca da equidade, estamos lançando nesse mês de maio, de profundo significado histórico para a classe trabalhadora, o Projeto Cuidadania.

Desenvolvido em parceria com a LBS Advogados, ele tem como objetivo principal construir um espaço de acolhimento, escuta, cuidados e protagonismos das professoras sindicalizadas. Propõe-se a atuar em três eixos principais: proporcionar às docentes uma vivência da solidariedade, a partir da referência do sindicato como instrumento de luta coletiva, com o propósito de estimular participação ativa na ação sindical e nas mobilizações convocadas pela entidade; constituir e fortalecer espaço de escuta direta das professoras, com potencial de influir na construção de ações sindicais, em especial na presença e perspectiva femininas na definição da pauta de reivindicações da categoria; e oferecer formação em direitos sociais, pressuposto do exercício efetivo da cidadania, por meio da criação de laços de confiança e da mediação transformadora do conhecimento.

Serão seis encontros ao todo, um por mês  — de maio a novembro de 2023 (exceto julho) —, com uma hora e meia de duração cada. O primeiro está marcado para 30 de maio, às 19 horas, presencialmente, na Rua Borges Lagoa, 170, Vila Clementino. O tema de estreia será “Ataques nas escolas e condições de trabalho das professoras”; o segundo, em 13 de junho, será definido a partir de propostas e sugestões feitas pelas próprias participantes, em mais uma concretização dessa construção coletiva.

O projeto oferece vagas limitadas, para 30 professoras sindicalizadas. A inscrição terá um valor simbólico de R$100,00, que será restituído de forma proporcional, de acordo com as participações nos encontros - ou seja, o custo será zero para quem participar de toda a jornada.

As inscrições podem ser feitas pelo site do SinproSP, em https://eventos.sinprosp.org.br/

Participe também da live na próxima quarta-feira, dia 17 de maio, "Projeto Cuidadania: o que é e como funciona?". Nela você entende os detalhes sobre como os encontros funcionam e qual o seu papel neles! O bate-papo tem como participantes as diretoras Rita Fraga e Sandra Caballero, do SinproSP; e as advogadas Fernanda Caldas Giorgi e Luciana Barretto, da LBS Advogados.

Você ainda pode enviar dúvidas e sugestões para o e-mail cuidadania@sinprosp.org.br

A participação das professoras no Projeto Cuidadania é de extrema importância. Estarmos todas juntas num momento de acolhimento, escuta e troca será uma ocasião ímpar para nós. Vamos ouvir nossas necessidades, frustrações, expectativas, e saber que não estamos sós. Será um momento de crescimento pessoal, profissional, social e político para todas as docentes”, avalia Rita Fraga, diretora do Sindicato. “Com isso, o SinproSP também busca maior participação e protagonismo das mulheres professoras nas mais diferentes atividades do sindicato, além de pautar cláusulas específicas para as mulheres nas negociações coletivas”, finaliza.

projeto cuidadania e sinprosp