Diretora do SinproSP participa de audiência pública sobre o Novo Ensino Médio

Atualizada em 30/05/2023 10:14

A professora Sandra Caballero, diretora do SinproSP, participou no último dia 25 de maio de uma audiência pública organizada pelo Comissão de Educação da Câmara Federal sobre o NEM (Novo Ensino Médio) e realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo, presencialmente, reunindo diferentes movimentos e entidades estudantis e de professoras e professores e coordenada pela deputada federal Luciene Cavalcanti, do PSOL/SP. Em sua intervenção, Sandra foi enfática: “A gente precisa se mobilizar. Se não pressionarmos esse Congresso, através das redes sociais, dos canais junto aos deputados, ocupando as escolas, ocupando as ruas, fortalecendo as entidades estudantis, não vamos conseguir revogar o que está em curso”.

Sandra chamou a atenção também sobre os impactos do NEM no ensino privado – uma “grande maquiagem”, na avaliação dela, já que os itinerários formativos mantiveram a base curricular anterior, sendo não raro usados como aulas de reforço e preparatórias para os vestibulares, elitizando ainda mais o acesso ao ensino superior. “É um projeto antidemocrático, um projeto extremamente autoritário. E o SinproSP entende que nós temos uma responsabilidade social, uma responsabilidade com o país, que nós temos que estar com vocês nessa luta. Porque a gente quer um país inclusivo, não um país que marginalize a sua juventude”, defendeu a professora.