Voz do professor

Oficina de voz: cuidados de saúde vocal para professoras e professores

Atualizada em 26/07/2023 10:00

Data: 05 de agosto, sábado 

Horário: das 10h às 12h

Ministrada pela Fabiana Zambon, fonoaudióloga, especialista em voz e coordenadora do Programa de Saúde Vocal do SinproSP há mais de 20 anos, a Oficina de Voz é uma oportunidade de cuidado vocal para professoras e professores. As inscrições têm início no dia 26/07 às 9h, e fecham no dia 04/08 às 12h, e podem ser realizadas por meio do link abaixo:

https://eventos.sinprosp.org.br/evento/oficina-voz-2023

A oficina é aberta a todas as professoras e professores interessados, sindicalizados ou não. O evento ocorrerá de forma remota, via plataforma Zoom, e a link de acesso será enviado no dia anterior aos inscritos, por meio do e-mail cadastrado na inscrição.

A Oficina de Voz abordará os seguintes temas:

  • O impacto da voz na comunicação de docentes;
  • Como reconhecer precocemente sinais e sintomas de uma alteração vocal;
  • Estratégias e exercícios para cuidar da saúde vocal.

Também mestre e doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP e professora do Centro de Estudos da Voz (CEV), Fabiana destaca a importância das instruções sobre saúde vocal: 

“As professoras e professores são verdadeiros maratonistas da voz, e esse esforço valoroso pode impactar a forma como essa nossa ferramenta de comunicação funciona. Por isso, é preciso prevenir e tratar sintomas de adoecimento vocal, mantendo, assim, o bem estar e a qualidade de vida dos docentes, dentro e fora do trabalho”. 

A oficina é gratuita, e faz parte das ações do Programa de Saúde Vocal do SinproSP. Serão 200 vagas, com possibilidade de 50 na lista de espera.

.