Voz do professor

Percepção sobre a voz é essencial para professoras e professores

Atualizada em 09/08/2023 17:07

oficina de voz do professor

 

A “Oficina de voz: cuidados de saúde vocal para professoras e professores”, que aconteceu no último sábado, 05 de agosto, trouxe mais uma vez dicas e conselhos importantes às professoras e professores que participaram do encontro. Organizada pelo SinproSP e ministrada pela Fabiana Zambon, fonoaudióloga, especialista em voz e coordenadora do Programa de Saúde Vocal do Sindicato há mais de 20 anos, o evento deu a oportunidade aos presentes de compreender a importância da percepção sobre a voz e a comunicação cotidiana.

“A minha voz está cansada? Eu estou sentindo esforço ou dor ao falar? Instabilidade ou mudanças na qualidade da voz?”, para Fabiana, estes são questionamentos que as e os docentes podem se fazer. A atenção e consciência de voz e comunicação ajudam a identificar e executar estratégias de uso vocal e até de credibilidade e impacto da comunicação em sala de aula. “Avaliem o ambiente e o dia de vocês, em que momento você consegue baixar o volume, relaxar um pouco mais a voz”.

A doutora Fabiana destacou ainda a importância de condições dignas e adequadas de trabalho e lembrou que o aumento do número de alunos em sala, tarefas de preparo fora do horário de aula e outros elementos comuns da rotina do professor, que proporcionam pouco tempo de descanso, também influenciam nos aspectos vocais. Cuidados da saúde em geral, como alimentação e horas adequadas de sono, além do aquecimento e desaquecimento da voz, são primordiais. 

“Como profissionais da voz, é essencial que vocês tenham esse preparo antes e depois das aulas”, explicou a especialista, citando a experiência adquirida no atendimento no Sindicato ao longo dos anos. “Todo o Programa é baseado em dados de pesquisa, que mostram que professoras e professores têm uma ‘quilometragem’ de uso da voz muito maior que de outras pessoas”.

O Programa de Saúde Vocal do SinproSP é gratuito para professoras e professores sindicalizados, e inclui avaliação, orientação, aprimoramento e tratamento de voz. Para agendar, basta entrar em contato por e-mail voz@sinprosp.org.br ou pelo WhatsApp 11 5080-5973.

Você também pode acessar outros materiais disponíveis por aqui: https://www.sinprosp.org.br/fono

E não deixe de ouvir o podcast com a Fabiana falando sobre os cuidados com a voz: https://open.spotify.com/episode/6fDFF2MpnKS07ZCEMaH3SL 

.