Educação básica

Comunicado do corpo docente do Colégio Campos Salles a respeito da greve

Atualizada em 16/08/2023 17:08

Caros alunos, pais e comunidade escolar Campos Salles,

Este comunicado, escrito em conjunto pelos professores que, neste momento, se encontram em greve, tem o objetivo de tornar clara a nossa posição.

É de conhecimento de toda a comunidade escolar que o Grupo Campos Salles passa por dificuldades financeiras. Dentro deste cenário, os professores se acostumaram a uma série de percalços e concordaram com certa flexibilização em relação as leis trabalhistas para garantir o bom funcionamento da instituição. 

Nos acostumamos a receber nossos salários com atraso, nos acostumamos a receber nosso décimo terceiro salário em parcelas ao longo do ano, nos acostumamos a receber nossas férias após o prazo estabelecido em lei.

Porém, nesse processo, já recheado de ilegalidades, as pendências e débitos do colégio para com os professores foram se ampliando, dentre elas: 
    • Não depósito de FGTS para nenhum dos professores ativos;
    • Não pagamento das férias dos anos de 2021, 2022, 2023;
    • Não pagamento do décimo terceiro salário de 2022;
    • Não pagamento de vale alimentação desde abril de 2023;
    • A irregularidade no contrato de trabalho de professores contratados no primeiro semestre deste ano;
    • Não pagamento do salário referente a outubro de 2022 dos professores que trabalhavam na Unidade Chácara.

Durante essa nossa greve, os dirigentes da escola muito têm falado em diálogo, e é aqui que se instala nosso maior problema. Durante todo o mês de julho, sem receber o salário referente ao mês trabalhado de junho, os professores foram sumamente ignorados. Inúmeras mensagens e e-mails questionando a chefia e os recursos humanos não foram respondidos.

Nesse momento permanecemos no escuro, os mantenedores simplesmente optaram por continuar ignorando totalmente os professores, não apresentaram qualquer proposta para o pagamento dos débitos que foram se acumulando nestes últimos anos e não compareceram a nossa última assembleia, apesar do convite.

Neste momento tomamos conhecimento de que novos professores começam a ser contratados. Ao que tudo indica, os professores em greve, alguns com vários anos de dedicação aos alunos do Campos Salles, serão simplesmente substituídos, sem qualquer direito garantido e tendo recebido salário pela última vez no dia 07/06.

Sempre tivemos como principal objetivo atender aos alunos e garantir a eles uma educação de qualidade, que fique claro, portanto, que os professores que decidiram aderir a greve o fizeram pois ir ao trabalho tornou-se simplesmente inviável. 

.