Voz do professor

Oficina de Voz do SinproSP prepara docentes para saúde e comunicação no trabalho

Atualizada em 05/02/2024 15:03

A Dra. Fabiana Zambon compartilhou orientações e cuidados para o dia a dia em sala de aula e para uma melhor voz e comunicação

A Oficina de Voz do SinproSP aconteceu no sábado, 03 de fevereiro, e foi ministrada pela Dra. Fabiana Zambon, fonoaudióloga especialista em voz, mestre e doutora em distúrbios da comunicação humana pela UNIFESP, e coordenadora do Programa de Saúde Vocal do SinproSP.

“É preciso entender a voz no contexto da comunicação, porque os professores se comunicam e falam em público o dia todo”, explicou a doutora. Para ela, a percepção dos sinais de alteração na voz, ainda que iniciais, ajudam na prevenção e tratamento. “O dia a dia do professor tem tanto trabalho e tantas prioridades, que dificulta a percepção dos sinais e sintomas do corpo”.

Fabiana lembrou que a categoria é uma das que mais tem alteração vocal por conta do trabalho, principalmente quando há condições inadequadas e o professor passa pela sobrecarga de tarefas, e que falta treinamento e orientação. “Professoras e professores têm uma alta ‘quilometragem vocal’, com um maior uso da voz quando comparados com a população em geral. Podemos dizer que eles são maratonistas da voz”.

Além do descanso e do cuidado com a alimentação e a hidratação do corpo, a doutora reforçou a importância de preparo da voz para a sala de aula e de treinamento e acompanhamento fonoaudiológico. Isto porque é o especialista que personaliza os exercícios para a necessidade do professor, e que aponta riscos e erros na execução do preparo. Um erro comum é utilizar muita força na musculatura. 

“Além da produção vocal, a articulação também é uma ferramenta importante para a comunicação. Uma articulação mais clara ajuda a passar mais credibilidade”, explica Fabiana. Ela indicou como a postura relaxada dos ombros e pescoço, e abertura correta da boca ao falar, colaboram na diminuição da tensão e o esforço vocal em sala de aula. 

Todos os participantes receberão certificado e material complementar por e-mail.

Atendimento fonoaudiológico no SinproSP

Criado há mais de 20 anos, o Programa de Saúde Vocal oferece atendimento fonoaudiológico às professoras e aos professores sindicalizados sem nenhum custo adicional, para prevenção de problemas, aprimoramento da voz ou tratamento. Online ou presencial.

Entre em contato com o SinproSP pelo e-mail voz@sinprosp.org.br ou pelo whatsapp 11 5080-5973. 

.