Ensino superior

Pauta do Superior: piso salarial, regulamentação de aulas EAD e pacote econômico

Atualizada em 21/02/2024 19:03

Assembleia remota foi realizada na quarta-feira, 21 de fevereiro

Com a maioria das cláusulas garantidas até 2025 (principalmente as sociais), uma conquista da vitoriosa campanha salarial do ano passado, a assembleia de professoras e professores do Ensino Superior definiu que a pauta de reivindicações da categoria para 2024 deve se concentrar em três eixos: piso salarial e regulamentação das disciplinas a distância em cursos presenciais (questões que já vêm sendo negociadas desde o final do ano passado), além do chamado pacote econômico (que começará agora a ser negociado). “Depois de muitos anos, iniciamos nossa campanha salarial sem a ameaça de cortes ou retirada de cláusulas por parte do sindicato patronal. É um avanço significativo e que fortalece nossa posição”, lembrou Celso Napolitano, presidente do SinproSP, na abertura da assembleia. 

Em relação às questões econômicas, a proposta apresentada pela diretoria do Sindicato e aprovada por unanimidade pela assembleia inclui o reajuste salarial pela média do INPC e da FIPE, de março de 2023 a fevereiro de 2024 (a estimativa é de que esse índice fique perto de 3,5%), mais aumento real de 2%, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) ou abono de 24% (a ser pago até outubro), aumento da hora atividade de 5% para 10%, além de vale-alimentação e vale-refeição. “Em seu conjunto, esse pacote deverá representar um aumento na massa salarial de cerca de 13%, em relação ao ano passado”, destacou Celso. 

Ele reforçou ainda que já aconteceram, no final do ano passado, rodadas de negociação sobre os outros dois temas. No caso do piso salarial, estão sendo consideradas as diferenças regionais e levantados os valores pagos pelas instituições de ensino superior nas diversas regiões do estado, para que se possa chegar a um valor mínimo digno. Também já aconteceram conversas que começaram a esboçar uma possibilidade de regulamentação das aulas a distância. 

A pauta de reivindicações será agora unificada, considerando também as propostas aprovadas pelos demais sindicatos que fazem parte da Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo), já que a campanha é unificada e coordenada pela Federação. Depois desse processo, ela será entregue ao Semesp (sindicato patronal), até o final de fevereiro. As negociações devem começar na primeira semana de março. 

“Agradeço a confiança depositada na diretoria do SinproSP. Faremos todos os esforços para representá-los da melhor forma possível na mesa de negociação”, disse Celso, ao final da assembleia.

Fique atento e atenta às informações sobre os próximos passos da campanha. O SinproSP quer estar sempre junto com você. 

.