Ensino superior

SinproSP repudia truculência da Fundação São Paulo

Atualizada em 14/03/2024 15:34

O SinproSP mais uma vez manifesta seu solidário apoio à Associação dos Professores da PUC (APROPUC) e também a Associação dos Funcionários Administrativos da PUC (AFAPUC), novamente ameaçadas pelas atitudes intransigentes e autoritárias da Fundação São Paulo.

No episódio mais recente, as duas entidades foram surpreendidas por notificações extrajudiciais da mantenedora, apontando “ilícitos” em reportagem publicada pelo jornal PUC Viva em julho do ano passado, exigindo ainda que alguns trechos da matéria fossem eliminados.

Para explicar: a publicação do PUC Viva questionava, com argumentos e democraticamente, a deliberação 03/2023, estabelecida pela instituição, que precariza os contratos de professoras e professores admitidos a partir da normativa (que é de julho do ano passado), estabelecendo inclusive salários diferenciados e rebaixados, em comparação com os antigos.

“As associações entenderam que os maiores prejudicados seriam os novos docentes autodeclarados negras(os), o que criaria dentro da universidade uma categoria diferenciada”, reforça matéria publicada pela edição de 08 de março último do PUC Viva, que destaca ainda a insatisfação da Fundasp com a resposta das associações ao questionamento feito, o que resultou na abertura de um processo de danos morais contra a APROPUC e a AFAPUC no valor de cem mil reais.

Não se pode aceitar que a liberdade de expressão e de pensamento, princípios constitucionais fundamentais, sejam ameaçados ou cerceados; também deve ser rejeitado o clima de medo, perseguição e insegurança que a Fundasp procura instalar na universidade, incluindo a tentativa de asfixiar financeiramente as entidades representativas de trabalhadoras e trabalhadores.

A universidade, espaço do conhecimento, deve sempre prezar pelo livre debate de ideias e pelo respeito à diversidade e ao contraditório; é preciso também garantir condições de trabalho dignas e equidade ao corpo docente e trabalhadoras e trabalhadores administrativos.

O SinproSP está junto com a APROPUC e a AFOPUC em mais essa luta.

 

Acesse aqui o PUC Viva: https://www.apropucsp.org.br/

.