Ação Sindical

SinproSP destaca balanço de atendimentos realizados nos últimos 12 meses

Atualizada em 10/04/2024 15:18

O SinproSP tem sido fiel ao seu compromisso de sempre oferecer uma qualificada rede de atendimentos às mais diferentes demandas de professoras e professores, num trabalho intenso e cotidiano e em constante processo de aperfeiçoamento. O balanço dos últimos doze meses, por exemplo (de abril de 2023 a março de 2024), revela que foram realizados 22.806 atendimentos telefônicos - considerando apenas os dias úteis do período, chega-se a uma média de cerca de 90 ligações por dia, dirigidas aos diferentes departamentos. Além disso, nesse mesmo período foram registrados 1.413 atendimentos presenciais e outros 7.095 pela plataforma online.

“A variedade de temas é grande, mas casos comuns são as dúvidas sobre bancos de horas e sobre a diferença entre os pisos salariais da educação infantil e do fundamental I, que inclusive é assunto da atual negociação da campanha salarial da Educação Básica”, explica Rita Fraga, diretora do SinproSP.

Entre as irregularidades mais comuns identificadas pelo departamento jurídico estão as trabalhistas, como o não pagamento de horas extras e de FGTS, além de atrasos nos salários e na PLR ou abono, que exigem sempre ágeis iniciativas das advogadas e advogados do Sindicato, para fazer valer os direitos da categoria. São cada vez mais comuns também os casos de assédio moral, que também recebe atenção especial do Jurídico do SinproSP. Além disso, é oferecido, de forma gratuita aos docentes, o serviço de homologações.

Já no departamento previdenciário, a entrada na aposentadoria é um dos principais pedidos. “Há muitos professores e professoras que entram em contato sobre a contagem do tempo de contribuição e fornecimento de declarações de tempo de atividade para os que ingressam no Estado ou na Prefeitura”, conta Elisangela Santos Roque, advogada que atua no setor.

O SinproSP funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, presencialmente e online. Para atendimento previdenciário, é necessário agendamento, que pode ser feito por telefone (11 5080-5988) ou pelo canal de atendimento eletrônico (https://www.sinprosp.org.br/atendimento-eletronico). Caso o docente prefira, pode enviar os dados das empresas nas quais trabalhou e recolhimento do INSS pelo site www.sinprosp.org.br/previdencia. Lembre-se: o SinproSP quer estar sempre com você.