Sesi/Senai

Assembleia estadual do Sesi aprova pauta de reivindicações por unanimidade

Atualizada em 26/11/2024 10:21

No último sábado, 23 de novembro, as professoras e professores do Sesi/Senai aprovaram, por unanimidade, a pauta de reivindicações para a Campanha Salarial 2025. A assembleia, remota e estadual, foi realizada de forma unificada pela primeira vez e coordenada pela Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo), que reúne 26 sindicatos. Além de indicar, de forma coletiva e depois de amplo debate, as mudanças necessárias para consolidar ainda mais as condições dignas de trabalho, a categoria também aproveitou o momento para esclarecer dúvidas quanto ao cumprimento do Acordo Coletivo vigente. 

No pacote econômico, a defesa é pelo reajuste salarial que soma a porcentagem do INPC (março/2024 a fevereiro/2025) ao aumento real de 2,5%; o adicional de hora atividade de 20%; abono especial de 18%, sem teto; e aumento real de 2,5% para VA e VR, além do estabelecimento do pagamento do vale-refeição durante afastamento temporário por incapacidade. 

As e os docentes, junto com as e os dirigentes sindicais, também reforçaram a necessidade de isonomia salarial (que os critérios sejam os mesmos para todas as unidades do estado) e de um plano de carreira que inclua adicional por titularidade, além de que sua elaboração e implementação seja acompanhada pela Fepesp e sindicatos integrantes. “O plano de carreira se faz fundamental, para corresponder não só aos anos de experiência, mas também às especializações e estudos que adquirimos ao longo da vida como professores”, reforçou Celso Napolitano, presidente do SinproSP e da Fepesp.

Nas indicações para cláusulas sociais (aquelas relacionadas mais especificamente às condições de trabalho), houve destaque ainda para diminuição do número de alunos por turma e maior apoio aos professores quando há estudantes com singularidades (limite de laudados por sala e fornecimento de material educacional adaptado em tempo adequado); necessidade de equipamentos adequados, como computadores e internet, quando há tarefas pedagógicas a serem realizadas digitalmente; e aumento do número de abonos de falta para levar filhos em consultas médicas para mães e pais atípicos.

Foi aprovada também a necessidade de inclusão, no Acordo Coletivo, dos compromissos publicados em Comunicado Conjunto pelo Sesi e a Fepesp no início de maio deste ano, reforçados pela assembleia realizada em junho.  

Por conta da assembleia ter sido realizada com as professoras e professores de todo o estado, não haverá etapa de unificação de pauta, já superada, e as negociações com o Sesi/Senai se iniciam em dezembro

A Campanha de 2025 foi antecipada por conta da avaliação política feita pelos sindicatos da Fepesp no último Conselho Sindical, realizado no início de novembro. “Nós antecipamos para não ficarmos reféns daquilo que eles definirem com o outro sindicato, que representa trabalhadoras e trabalhadores administrativos, principalmente em termos de reajuste”, destacou Celso. 

Os canais específicos - sesi@sinprosp.org.br e senai@sinprosp.org.br – também permanecem disponíveis para dúvidas, denúncias e sugestões, com garantia de anonimato. Porque o SinproSP quer estar sempre junto com você. 
 

.