SinproSP e Núcleo Memória convidam professores para visita ao antigo DOI-CODI
No aniversário de 85 anos do SinproSP, a parceria estabelecida com o Núcleo Memória promove o resgate de uma parte sombria da história do Brasil. No dia 17 de maio, às 10h, haverá uma visita mediada ao antigo DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informação - Centro de Operações de Defesa Interna), nome dado a um dos principais centros clandestinos de detenção e tortura da ditadura civil-militar do Brasil.
Desde 2017, a visitação ocorre com participação de professores, pesquisadores, estudantes, instituições de ensino e demais interessados em temas ligados aos direitos humanos. O intuito da atividade é ampliar, construir e reconstruir experiências e saberes.
A atividade é iniciada pela equipe da Ação Educativa do Núcleo Memória, juntamente com Maurice Politi, ex-preso político e diretor da entidade, com relatos sobre o histórico de formação do aparelho de repressão e as memórias do local. Outros ex-presos políticos são convidados a darem testemunho da experiência que tiveram ao serem sequestrados e levados para interrogatórios nas dependências do prédio da Rua Tutóia, 921, na Vila Mariana.
Para participar da atividade do dia 17 de maio é necessário se inscrever no link
A visita é parte de uma programação especialmente organizada para o SinproSP, na qual está prevista a exibição do filme “Memória Sufocada” no auditório da Casa Verde do Sindicato. Em breve divulgaremos detalhes de como participar da sessão.