1º DE MAIO

Dia do Trabalhador terá ato das centrais sindicais e caminhada até Brasília

Atualizada em 25/04/2025 14:13

Neste 1° de maio, quinta-feira, as centrais sindicais  CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros, CTB (Central dos Trabalhadores(as) do Brasil), UGT (União Geral dos Trabalhadores), Nova Central Sindical de Trabalhadores e Pública – Central do Servidor, farão um ato com o mote "Por um Brasil mais justo: Solidário, Democrático, Soberano e Sustentável", na Praça Campo de Bagatelle, zona norte de São Paulo, próximo ao metrô Santana, a partir das 9h.  O evento terá shows de artistas como Pixote, Edson & Hudson, Fernando & Sorocaba, além do sorteio de 10 carros 0km. 

Dentre as reivindicações estão itens como: valorização do salário mínimo; aposentadoria digna; isenção do Imposto de Renda para quem recebe até 5 mil; regulamentação do trabalho por aplicativos; basta de feminicídio; contra o assédio moral, sexual, racismo e qualquer forma de discriminação; valorização das empresas públicas; em defesa do meio-ambiente com transição mais justa; saúde e segurança no trabalho, fim da escala 6x1; menos juros, mais empregos e renda; fortalecimento das negociações coletivas; igualdade salarial entre homens e mulheres; em defesa da democracia e soberania nacional; valorização do servidor público – regulamentação da Convenção 151 (OIT).

Todos os itens acima fazem parte de uma grande jornada de lutas discutida ao longo do mês de abril no país inteiro e será defendida durante Plenária em Brasília (DF) no próximo dia 29, seguida de Caminhada da Classe Trabalhadora para entrega do documento assinado pelas entidades sindicais aos  presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva; da Câmara Federal, Deputado Hugo Motta; do Senado Federal, Senador Davi Alcolumbre; do STF (Supremo Tribunal Federal), Ministro Luís Roberto Barroso; e do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Ministro Aloysio Corrêa da Veiga.

A  CUT SP (Central Única dos Trabalhadores) promove o ato "1º de Maio no ABC: 100 anos de lutas e conquistas!". O evento será realizado por diversos sindicatos do ABC e a CUT. Contará com shows de artistas como Belo, MC Hariel, Pixote, Tiee, entre outras atrações. A partir das 10h, no  Paço Municipal de São Bernardo. Entrada: 2kg de alimento não perecível. 

Um pouco de história  - A origem do 1° de maio remete aos trabalhadores de Chicago (EUA) que, em 1886,  fizeram uma greve por melhores condições de trabalho e redução de jornada de 12 para 8h, o que terminou em mortes e prisões. A data foi oficializada como o “Dia Internacional dos Trabalhadores” somente em 1889, durante um congresso socialista em Paris e comemorada pela primeira vez no ano seguinte. No Brasil, foi apenas em 1924 que se tornou feriado nacional e, desde então, há passeatas, atos políticos e festas para marcar a data e colocar em evidência as lutas dos trabalhadores brasileiros em seus diversos segmentos. 

.