EaD

Seminário abre debate do SINPRO-SP sobre a EaD

Atualizada em 07/04/2006 15:56

Cerca de 200 pessoas participaram do Seminário de Avaliação Crítica da Educação a Distância promovido pelo SINPRO-SP nesta quinta-feira, 06/04, que discutiu o crescimento da EaD em todo o país, suas implicações pedagógicas e trabalhistas.

Para a diretoria do SINPRO-SP, o evento foi o primeiro passo na luta pela regulamentação do trabalho docente nessa modalidade de ensino nas convenções coletivas.

O seminário contou as presenças do Diretor do Departamento de Políticas em Educação a Distância do MEC, Helio Chaves Filho, e do presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Fredric Litto, além das palestras do Secretário de Educação a Distância da UFRGS, o Prof. Sergio Roberto Kieling Franco, e da diretora do SINPRO-RS, Prof. Cecilia Farias, que também é membro do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul.

Durante o encontro, falou-se da importância da EaD na ampliação do acesso dos brasileiros à educação, e da necessidade de mudança de paradigma na busca de novas formas de ensinar e aprender. Mas também dos riscos do crescimento desenfreado e sem critérios da modalidade de ensino. “A educação a distância é uma forma de inclusão, só que é preciso fazê-la com qualidade”, ponderou o Prof. Kieling Franco da UFRGS.

Cecilia Farias, que apresentou dados sobre instituições que oferecem EaD no Rio Grande do Sul, fez um alerta: “É preciso analisar o fosso entre o ideal e o real”, ao destacar os problemas gerados pelos cursos em funcionamento que não estão comprometidos com qualidade e que acabam comprometendo a imagem dos cursos idôneos. Ao falar do trabalho docente, Cecilia foi enfática: “tutor é professor, portanto, tem que ser remunerado como tal”.

Em breve, o SINPRO-SP disponibilizará aos professores publicação com as reflexões e principais conclusões resultantes do seminário.

.