Ensino superior

Fepesp e Semesp instalam comissão paritária para discutir EaD e piso salarial

Atualizada em 22/08/2025 12:21

Com prazo para encerrar os trabalhos até 28 de fevereiro de 2026, a comissão paritária formada por quatro membros da Fepesp e quatro do Semesp para discutir EAD e piso salarial está em processo de instalação, com estabelecimento de regras e representantes. Por tratar-se de uma negociação estadual, será centralizada pela Federação, com o SinproSP como um dos sindicatos membros. A Fepesp encaminhou ofício ao SEMESP, agendando a primeira reunião para a próxima sexta-feira, às 10h, na sede do SinproSP. A agenda observa o disposto na cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho e tem o objetivo de nomear os membros da Comissão paritária (4 para cada representação) e definir as regras de funcionamento e periodicidade das reuniões.

A comissão discutirá quatro aspectos da Convenção Coletiva e dos direitos trabalhistas dos professores do Ensino Superior: implementação das normas estabelecidas pelo marco regulatório do Ensino a Distância, piso salarial, bolsas de estudo e plano de saúde.

Durante as negociações da Campanha Salarial de 2025, o grupo das mantenedoras mostrou-se disposto a restringir direitos garantidos como bolsas de estudo e plano de saúde e resistente a discutir avanços nas relações de trabalho, como piso salarial dos professores e implantação do março regulatório da EAD. Portanto, os trabalhos e conclusões dessa Comissão serão essenciais para definir a pauta de reivindicações e os rumos das negociações a serem realizadas no próximo ano.

.