Carteira Nacional do Docente é sancionada pelo presidente Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira, 11 de setembro, a lei que institui a Carteira Nacional do Docente Brasileiro (CNDB). A proposta veio do Ministro da Educação, Camilo Santana, e tem previsão de começar a ser emitida pelo MEC a partir do Dia Nacional do Professor, 15 de outubro.
O documento é especialmente vantajoso para professoras e professores da rede particular de ensino que agora terão os mesmos direitos dos colegas da rede pública, de pagar meia entrada em shows, cinema, teatro e exposições. Além disso, o ministro destaca outras parcerias que beneficiam os docentes: com a Associação Brasileira de Hotelaria (ABIH), em que terão 15% de desconto em hoteis e cartão de crédito do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal sem pagamento de anuidade.
Para emitir a carteira será necessário que o docente da rede pública ou privada de qualquer esfera - federal, estadual ou municipal - preencha um cadastro no site do Programa Mais Professores para o Brasil, a partir de outubro. Os interessados poderão usar a conta Gov.br para facilitar o processo.